Saiba como apoiar o canal Arqueologia em Ação e receber recompensas!

Por JuCa

Você sabia que as agências nacionais de fomento à pesquisa brasileiras (CAPES, CNPq, etc.) não financiam projetos de divulgação científica desenvolvidos pelos próprios cientistas? Por causa disso, recentemente criamos uma vaquinha digital para o nosso outro projeto de divulgação científica, o canal Arqueologia em Ação, no YouTube. Veja abaixo o trailer do canal, caso ainda não o conheça, e aproveite para se inscrever no canal:

O objetivo do projeto é levar o conhecimento sobre as diversas áreas da arqueologia ao público em geral através da internet. Episódios sobre diversas temáticas dentro da arqueologia são produzidas com entrevistas e apresentações de profissionais brasileiros e estrangeiros.

História do projeto

Em junho de 2013, logo após criarmos este site, surgimos com a ideia de um projeto secundário de produções audiovisuais de divulgação científica da arqueologia. A ideia cresceu e contou com a colaboração da arqueóloga/egiptóloga Márcia Jamille não apenas na idealização, criação do logotipo e planejamento do canal, mas também auxiliou na produção dos primeiros episódios.

Desde então o projeto já produziu mais de 20 episódios para a série principal, onde são realizadas entrevistas com profissionais em diversas áreas da arqueologia. Também foram produzidas entrevistas com famosos arqueólogos brasileiros sobre suas carreiras, além de episódios para séries especiais em escavações arqueológicas e atividades experimentais de replicação de artefatos.

O projeto tem tido bons resultados. Muitos professores usam os vídeos do nosso canal em suas aulas. O projeto já recebeu duas Menções Honrosas no Festival de Filmes Arqueológicos de Recife.

Como apoiar e ganhar recompensas

Devido as dificuldades de manter o projeto com uma equipe fixa, uma vez que nunca contamos com nenhum tipo de financiamento, o programa conta com diferentes membros voluntários para a produção de cada episódio. Sem um financiamento há uma grande dificuldade de manter uma frequência de episódios novos produzidos e precariedade nos equipamentos utilizados. Com o auxílio financeiro de apoiadores será possível produzir novos vídeos com maior frequência e qualidade.

Para que quiser apoiar o canal e receber recompensas, deverá acessar a nossa página no CATARSE clicando aqui:

https://www.catarse.me/projeto_arqueologia_em_acao_8202

O apoio funciona como uma assinatura mensal (estilo Netflix e Spotify). O apoiador paga um valor mensal que ele mesmo desejar, a partir de 5 reais, e em troca recebe, além de vídeos novos para o canal (pelo menos um vídeo novo por mês) os apoiadores receberão recompensas mensais de acordo com o valor pago, por exemplo:

  • Você poderá ter seu nome nos agradecimentos do vídeo;
  • Você poderá enviar uma pergunta a ser respondida pelo próximo entrevistado no canal;
  • Você poderá pedir que escrevamos uma reportagem sobre um tema desejado para serem publicadas aqui no site;
  • Você poderá encomendar vídeos com temas específicos, para serem publicados no canal;
  • Você poderá receber uma réplica de artefato arqueológico na sua casa;
  • Você poderá encomendar uma palestra/curso sobre um teme específico dentro da arqueologia para ser ministrado via digital ou presencial (dependendo da localização).

Não é necessário pagar o mesmo valor todo mês! Você pode alterar o valor que deseja doar ao projeto e até mesmo cancelar a assinatura mensal, caso não deseje apoiar o projeto novamente.

Apoiando o nosso projeto você estará apoiando a difusão do conhecimento sobre a humanidade de forma acessível para o público em geral.

Para assistir todos os vídeos já publicados em nosso canal, acesse: https://www.youtube.com/arqueologiaemacao

3 comentários

  1. Olá, sou geógrafo e guia de turismo na cidade de Ponta Grossa e desenvolvo um projeto de Caminhadas chamado “arqueotrekking” tenho algum material do projeto, temos um vídeo sobre a arqueologia aqui da minha região, se interessar posso enviar para publicar no canal, o que acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s