Hominídeo ou hominínio ?

Quando falamos sobre evolução humana, em especial sobre nossos ancestrais, é comum ouvirmos os dois termos, mas qual é o correto?

Imagem: Smithsonian Institution

Bom, os dois termos existem, são válidos e podem ser utilizados em ocasiões diferentes, a diferença está no nível taxonômico que estamos tratando. A ciência classifica os seres vivos dentro de grandes grupos, de acordo com sua proximidade evolutiva, por exemplo: todos os animais são agrupados dentro do grande grupo “Animalia”, este por sua vez possui subdivisões que agrupam os animais mais próximos entre si, como o grupo dos poríferos (esponjas), o grupo dos artrópodes etc. Se pegarmos um desses grupos (artrópodes), ele também terá subdivisões agrupando os animais mais próximos entre si (insetos, aracnídeos, etc.) e assim seguimos dividindo os seres vivos em grupos cada vez menores. De forma geral, os grandes níveis taxonômicos que temos são:

Reino > Filo > Classe > Ordem > Família > Gênero > Espécie (Quanto mais pra direita menos inclusivo).

Deu pra sacar, né?

Esquema simplificado mostrndo alguns grupos biológicos.

Então o termo “Hominídeo” se refere a quem faz parte do grupo Hominidae, uma Família Taxonômica dentro do grande grupo dos primatas. Antigamente a Família Hominidae era formada por nós e nossos ancestrais, por isso usávamos o termo “hominídeo” para nos referir aos Australopithecus, por exemplo. Enquanto isso, nossos parentes vivos mais próximos, os outros “Grandes Primatas”, (Chimpanzés, Bonobos, Gorilas e Orangotangos) eram agrupados em outra Família, a Família Pongidae. 

Conforme nosso entendimento dessas espécies avançou, ficou claro que nós humanos e os outros Grandes Primatas somos tão próximos evolutivamente, que todos nós deveríamos ser agrupados na mesma Família Taxonômica. A partir daí, a Família Hominidae passou a incluir Humanos, Chimpanzés, Bonobos, Gorilas e Orangotangos. Por esse motivo, hoje usamos o termo “Hominídeo” para nos referir a todas essas espécies e seus ancestrais. 

E então, se a Família Hominidae inclui todos os Grandes Primatas e seus ancestrais, qual o sub-grupo que inclui somente nós humanos e nossos ancestrais? 

Chegamos onde eu queria!

O grupo que inclui somente nós e nossos ancestrais está no nível taxonômico de Tribo. Isso significa que, nós humanos e os chimpanzés (por exemplo), somos tão próximos evolutivamente, que não somos diferenciáveis a nível (taxônomico) de Família! Nós e os chimpanzés só somos diferenciáveis a níveis de Tribos (um grupo taxonômico bem específico, entre “Família” e “Gênero”!).

Então, o grupo que inclui somente nós humanos e nossos ancestrais mais próximos, é a Tribo Hominini.

Portanto, são os membros da Tribo Hominini que chamaremos de: Hominínios

Trocando em miúdos, Hominínios são os humanos atuais e todas as espécies da nossa árvore evolutiva. Então hoje quando falamos dos Australopithecus, dos Homo erectus, ou dos Neandertais, utilizamos o termo Hominínio. 

Esquema mostrando a organização atual dos Grandes Primatas.

No caso dos Chimpanzés, Bonobos e seus ancestrais, eles pertencem à Tribo Panini. Existem outras divisões, como a Subfamília Homininea, que inclui Humanos e Chimpanzés, mas essas costumam ser menos utilizadas.

Resumindo:

Hominídeos: Humanos, Chimpanzés, Bonobos, Gorilas, Orangotangos e seus ancestrais.

Hominínios: Humanos e seus ancestrais.

A discussão é longa, há quem diga que chimpanzés e humanos são tão próximos que deveriam estar na mesma tribo! Até agora essa ideia não vingou, mas se isso mudar eu volto aqui contar pra vocês! 

Referências e sugestões de leitura

Hominídeo e hominínio qual a diferença – Museu Australiano

Swindler, D. (2002). Pongidae. In Primate Dentition: An Introduction to the Teeth of Non-human Primates. Cambridge: Cambridge University Press.

CARLSON, Kristian J. et al. (2021). The pectoral girdle of StW 573 (‘Little Foot’) and its implications for shoulder evolution in the Hominina. Journal of Human Evolution v. 158.

Um comentário

  1. Nossa, que texto necessário! Tava com essa dúvida e cai nesse texto de maneira completamente aleatória, muito esclarecedor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s