O Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) anunciou esta semana o curso de difusão intitulado “As ferramentas ao longo da evolução biocultural humana: Dos primeiros hominínios à neolitização”, ministrado pela Dra. Gabriela Mingatos (LEEH-USP) e o Dr. João Carlos Moreno (LAPEEX-FURG), sob coordenação da Dra. Mercedes Okumura (USP).
O curso apresentará uma síntese da história evolutiva humana, com foco nas ferramentas de pedra e osso produzidas e utilizadas pelos primeiros hominínios, no desenvolvimento de diversas indústrias e tecnologias, até o início da domesticação de plantas e animais.
Podem participar do curso todas as pessoas, de dentro ou fora da universidade, interessadas nos temas de evolução humana, arqueologia e pré-história, em especial profissionais e estudantes vinculados às áreas de comunicação, divulgação científica, biologia, arqueologia, geologia, história e antropologia.
O curso terá um total de 30 horas e será presencial, no Instituto de Biociências (IB) da USP. Ele acontece entre os dias 31 de julho e 04 de agosto de 2023, das 10h às 18h, com intervalo de duas horas para almoço.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online via Sistema Apolo da USP, entre os dias 10 e 21 de julho. A seleção se dará por ordem de inscrição, totalizando 50 vagas. Para a inscrição também será requisitada uma carta de interesse, justificando a candidatura para o curso. Não serão aceitas candidaturas sem carta de interesse e cuja carta não justifique a candidatura, como sua atuação na divulgação, ensino e pesquisa de arqueologia, pré-história e, especialmente, evolução humana. O LEEH encoraja a candidatura de pessoas pretas, pardas e indígenas, além de demais grupos sub-representados na academia.
Link para inscrição e mais informações: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=410400101&cod_edicao=23001&numseqofeedi=1
Por se tratar de um curso de difusão teórico/expositivo, que inclui discussões e demonstrações em sala de aula, o critério de aprovação para obtenção dos certificados é a presença em aula de, no mínimo, 75% da carga horária total.
Sobre os professores:
Dra. Gabriela Mingatos é recém-doutora em arqueologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte do seu doutorado na Université Paris Nanterre. Suas áreas de estudo são a zooarqueologia, a arqueologia experimental e análise de artefatos ósseos, tendo atuado em escavações no Brasil, Europa e Oriente Médio.
Dr. João Carlos Moreno é professor de arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e coordenador do Laboratório e Arqueologia e Pré-História Evolutiva e Experimental (LAPEEX). Suas áreas de estudo são a arqueologia experimental, ocupação inicial da América do Sul, arqueologia evolutiva e análise de artefatos de pedra, tendo atuado em escavações no Brasil, Colômbia e Nicarágua.
Dra. Mercedes Okumura é professora do departamento de genética e biologia evolutiva no Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH). Suas áreas de estudo são a bioarqueologia e arqueologia evolutiva.