Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Arqueologia Egípcia

Autora: Márcia Jamille

A Arqueologia Egípcia trata da análise de antigos textos, artefatos, arquitetura egípcia, etc, e seu intervalo de estudo abrange toda a história da ocupação humana no atual território do Egito, embora exista uma preferência em se abordar mais o período faraônico. O órgão responsável pela fiscalização e regulamentação das pesquisas de Arqueologia no Egito é o do Ministry of State for Antiquities (MSA), através do Supreme Council of Antiquities (SCA), que é semelhante ao IPHAN no Brasil.

Existe muita confusão acerca da diferença entre Arqueologia Egípcia e Egiptologia, mas em termos gerais a distinção está no fato de que possuir uma formação na segunda não habilita ninguém para exercer a primeira, uma vez que a Arqueologia é uma disciplina que necessita de treinamentos específicos. Já a Egiptologia é o estudo da extinta civilização egípcia agregada com outras disciplinas, tais como a própria Arqueologia ou História, Artes, Literatura, etc.

Descoberta da Tumba de Tutankhamon pelo arqueólogo Howard Carter em 1922. Fonte: Dynamichrome

No Brasil é possível tornar-se um arqueólogo-egiptólogo apresentando uma conclusão de curso com uma pesquisa dedicada ao Antigo Egito em alguns dos cursos de Arqueologia regulamentados pelo MEC espalhados pelo país, mas o aluno precisa ter consciência de que poucos possuem a boa sorte de ter um professor interessado em orientar seus projetos.

Márcia Jamille é bacharela e mestra em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui experiência de pesquisa em arqueologia de ambientes aquáticos e arqueologia egípcia. Atualmente administra o site “Arqueologia Egípcia”, colaboradora do site “Arqueologia e Pré-História”,  e é autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”. Mais informações sobre a autora: www.marciajamille.com.br.

Para saber mais sobre o assunto:

  • Site: Arqueologia Egípcia
  • Arqueologia Egípcia no Youtube
  • BAINES, John; MALEK, Jaromir. Deuses, templos e faraós: Atlas cultural do Antigo Egito (Tradução de Francisco Manhães, Maria Julia Braga, Michael Teixeira, Carlos Nougué). Barcelona: Folio, 2008.
  • BARD, Kathryn. An Introduction to the Archaeology of Ancient Egypt. Oxford: Blackwell, 2007.
  • CASTEL, Elisa. Gran Diccionario de Mitología Egipcia. Madrid: Aldebarán, 2001.
  • COSTA, Márcia Jamille. Uma Viagem Pelo Nilo.2014.
  • GRIMAL, Nicolas. História do Egito Antigo (Tradução Elza Marques Lisboa de Freitas. Revisão Técnica Manoel Barros de Motta). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
  • WENDRICH, Willeke (Ed). Blackwell Studies in Global Archaeology: Egyptian Archaeology. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2010.
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: