Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Arqueologia para Crianças e Jovens

Aqui você encontra materiais de divulgação voltado ao público infantil. Professores, pais e responsáveis podem utilizar destes materiais para ensino. Se você souber ou tiver algum material voltado ao público infantil que poderia ser distribuído gratuitamente, fale com a gente através do nosso e-mail: arqueologiaeprehistoria@gmail.com

Professores interessados em cursos de formação para educação do patrimônio podem conferir os cursos gratuitos do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Confira no link: MAE-USP – Formação de Professores.

Confira abaixo alguns materiais para acesso e download gratuitos.

 

Arqueologia, uma Atividade Muito Divertida

Este é um livreto disponibilizado pelo historiador e arqueólogo Dr. Pedro Paulo Funari.

Sem título 3

Para fazer o download, CLIQUE AQUI.

Conhecendo a Arte Rupestre

“Conhecendo a Arte Rupestre” é uma cartilha produzida em 2006 e disponibilizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE/UFBA). Esta cartilha propõe ao leitor de qualquer idade informar-se e engajar-se mais sobre a proteção e preservação da arte rupestre.

Sem título 3.jpg

O texto traz uma descrição didática e amplamente ilustrada com desenhos e fotos de sítios arqueológicas da Bahia constituído por um esforço da equipe do MAE/UFBA com o objetivo de conscientizar sobre esse patrimônio pré-colonial de fundamental importância para o estudo de hábitos e cultura do passado.

Para fazer o download da cartilha, acesse: site do MAE/UFBA.

Ou CLIQUE AQUI.

Arqueologia na Região Centro-Oeste do Brasil

“Arqueologia na Região Centro-Oeste do Brasil” é um trabalho bem aceito pelas crianças, seja pelas que visitam as exposições do Museu Antropológico/UFG seja as que se envolvem nas ações de Educação Patrimonial ministradas pelo Laboratório de Arqueologia. O material traz uma história em quadrinhos bem educativa e ainda possui uma série de passatempos para as crianças e divertirem ao final.

Sem título 3

Este material é disponibilizado em nosso site com autorização da arqueóloga Dra. Dilamar Martins. Para fazer o download clique no link abaixo:

Arqueologia na região Centro-Oeste do Brasil

Terra de Lund- A Orquídea Negra

Terra de Lund é uma história em quadrinhos escrita e desenhada por Paulo Baraky Werner que conta uma história de amor na época do Brasil Pré-Histórico.

Sem título 3

Para ler esta historia em quadrinhos, CLIQUE AQUI.

Uma Aventura Arqueológica no Museu

Livro que conta a história de crianças e seu cachorro em uma ventura arqueológica no museu. Para conhecer um pouco mais sobre arqueologia e povos pré-coloniais do Brasil.

1

Para ler essa história clique aqui.

Jogo – Tukano (em espanhol)

Tukano é um jogo de estilo arcade online que se passa nos Andes Pré-Colombianos. O jogo é desenvolvido pelo Museu de Arte Pré-Colombiana e Indigena (Montevidéu, Uruguai).

Sem título 3

Para jogar, CLIQUE AQUI.

Jogo – Mummy Maker (em Inglês)

Mummy Maker é um jogo didático em que o jogador deve aprender a preparar uma múmia do Egito Antigo durante o reino de Tutancâmon. O jogo foi desenvolvido pela BBB, da Inglaterra.

Sem título 3.jpg

Para jogar CLIQUE AQUI.

Dicas de materiais educativos para comprar:

 

Animação – Tempo das Cavernas

A animação tempo das cavernas mostra um pouco do dia a dia do homem pré-histórico com uma narrativa divertida. É uma obra de ficção, mas nos faz pensar sobre os desafios enfrentados pelo homem nesse período. E ainda tem uma história de amor engraçadinha. Divirta-se!

Para assistir, clique aqui.

Animação – O que é um sambaqui?

Animação linda, simples e didática explicando o que é um sambaqui. A narração é feita por uma criança. O vídeo encanta pessoas de todas as idades. Elaborada pela equipe do Museu Arqueológico do Sambaqui de Joinville – SC.

Para assistir, clique aqui.

%d blogueiros gostam disto: