Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Geoarqueologia

Autor: Cleiton Silveira

A Geoarqueologia é o estudo de interface entre as Geociências e a Arqueologia, seu conceito surgiu a partir dos anos 1970. Auxilia na compreensão da transformação do ambiente pelo homem ao longo do tempo e também está relacionada com os estudos a respeito da formação dos sítios arqueológicos.

De forma geral pode ser classificada em dois campos: um relacionado ao estudo da paisagem, com a utilização de sensoriamento remoto, levantamentos topográficos, análises de imagens aéreas e de satélites, etc. E o outro campo relacionado ao estudo do solo onde se encontra o sítio arqueológico, verificando as camadas estratigráficas, realizando análises físico-químicas e micromorfológicas. Para que o Geoarqueólogo possa fazer a sua contribuição às questões da Arqueologia, este deve recorrer ao conjunto de conceitos, métodos e técnicas de diversas outras ciências. Entre estas estão as Ciências da Terra, como a Pedologia, Geografia Física, Climatologia, Geodésia entre outras.

Sem título.jpg

Exemplo de estudo estratigráfico de um sítio arqueológico. Versão modificad de original por Crow Canyon.

Até hoje se discute a autonomia e definição da disciplina, assim como os seus limites. Da mesma forma que a Geoarqueologia pode correr o risco de invadir outras áreas como a Arqueometria, ela pode também sofrer uma crise de identidade ao se tornar uma disciplina muito mais “geo” do que arqueológica. O importante é não se limitar às restrições de nomenclaturas e divisões e subdivisões da arqueologia, mas sim realizar um trabalho sério e com comprometimento que vise contribuir para a construção do conhecimento sobre o passado do ser humano.

Para saber mais sobre o assunto:

  • Júlio Cezar R. de RUBIN & Rosiclér T. da SILVA (organizadores). Geoarqueologia Teoria e Prática, Goiânia: Ed. Da UCG, 2008.
  • ANGELUCCI, Diego E. A partir da terra: a contribuição da Geoarqueologia In: José E. MATEUS & Marta MORENO-GARCÍA, Eds. Trabalhos de Arqueologia 29 – Paleoecologia Humana e Arqueociências. Um Programa Multidisciplinar para a Arqueologia sob a Tutela da Cultura, Capítulo II – 2003. Disponível em:
    http://www.igespar.pt/media/uploads/trabalhosdearqueologia/29/5.pdf
  • BUTZER, K. W. (1982) – Archaeology as Human Ecology. Cambridge: Cambridge University Press, p. XIII- 363.
  • RAPP, G & HILL, C. Geoarchaeology. Ed: Yale University Press, 2006
  • Grupo de Estudios Geoarqueológicos de América Latina:
    http://grupogegal.blogspot.com.br/
  • Arqueologia em Ação: Entrevista com Dr. Cristian Dubois

Siga-nos no Facebook, e acesse mais conteúdo

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: