Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Sugestões de livros para iniciar os estudos em Arqueologia

Texto por JuCa

DSCN4376.JPGNesta página você vai encontrar sugestões de livros pra iniciar seus estudos em arqueologia.

Para pessoas que pretendem iniciar seus estudos em arqueologia fazendo um curso de bacharelado, muito provavelmente terão de ler, senão todos, a maioria dos livros ou pelo menos partes dos livro citados abaixo.

Mas se você não tem condição de morar numa cidade onde o curso de graduação é oferecido e/ou pretende iniciar seus estudos formalmente apenas no mestrado ou doutorado, você pode começar a estudar  e aprender o “basicão” da arqueologia através dos livros. Lembrando que para ingressar num mestrado ou doutorado em Arqueologia você será avaliado pelos conhecimentos arqueológicos que você já possui, principalmente sobre teoria, métodos e técnicas. É importante frisar que estas são apenas algumas sugestões para um apanhado geral. Cada universidade sugere textos específicos para que os candidatos leiam antes da prova.

Outra forma de obter esse conhecimento é, caso você tenha a oportunidade, participar como voluntário em atividades de campo (ex: escavação arqueológica), atividades de laboratório (ex: limpando e organizando coleções em museus), e principalmente participando como alunos de cursos oferecidos gratuitamente para todos. Estas são oportunidades excelentes para conhecer pesquisadores, professores, e outras pessoas experientes que podem te auxiliar rumo ao seu caminho para se tornar um arqueólogo 😉

Para saber quais universidades oferecem cursos de arqueologia clique no link a seguir:

 Como se tornar arqueólogo(a) no Brasil: Lista de cursos

Voltando ao assunto principal, eis aqui algumas sugestões de livros pra você que quer iniciar seus estudos em arqueologia, mas ainda não sabe como. Essa lista poderá ser atualizada na medida que novos livros sejam lançados e os indicados se tornem ultrapassados. Faltou alguma boa sugestão? Quer saber sobre livros de algum tem específico? Não conseguiu achar algum desses livros? Envia um e-mail pra gente que vamos tentar te ajudar: arqueologiaeprehitoria@gmail.com

Observação importante: Assim como a maioria dos melhores livros acadêmicos do mundo, todos eles foram escritos em inglês, e pouquíssimos foram traduzidos para o português. Logo, sugiro que, se você pretende ter uma carreira científica, aprenda inglês. Ou então você estará alheio a quase tudo que acontece no mundo acadêmico.

Livros sugeridos

Archaeology: A Very Short Introduction

Autor: Paul Bahn

Este livro é o básico do básico! O que é arqueologia? Como arqueólogos trabalham ao redor do mundo? É um livro pequeno e ideal para começar seus estudos, dando aquele apanhado geral. No entanto ele não trata de nenhum assunto tão profundamente, sendo algo realmente introdutório. Ele pode ser uma boa opção de leitura para quem quer saber um pouco sobre a área, mas não necessariamente iniciar seus estudos nela. Não existe tradução para o português.

Archaeology: A Brief Introduction

Autor: Brian Fagan

Este livro é uma introdução ao princípio das teorias e métodos arqueológicos, expondo estudantes à arqueologia como uma carreira profissional. Ele abrange os objetivos da arqueologia, os conceitos de cultura, tempo e espaço discutindo achados e escavações de sítios arqueológicos. Este livro é bem introdutório também, mas uma opção melhor, em relação ao livro de Bahn, para quem realmente pretende inciar os estudos para uma carreira profissional na área.

Principles of Archaeology

Autor: T. Douglas Price

O livro introduz o leitor à teoria arqueológica e também aos métodos de pesquisa arqueológica em campo e laboratório. O livro foca principalmente no conhecimento mais básico que todo arqueólogo deve saber muito bem: como arqueólogos pensam e aprendem sobre o passado; éticas e preservação do patrimônio arqueológico; e o papel da arqueologia como uma ciência.

História do Pensamento Arqueológico

Autor: Bruce Trigger

O título do livro já é óbvio por si só. Ele trata de fazer um grande apanhado das principais abordagens teóricas que percorreram a arqueologia desde seus inícios como uma disciplina científica até o final da década de 1980 (data em que o livro foi originalmente publicado). A importância desse livro se dá pelo sucesso em sintetizar as principais ideias que percorrem as principais correntes teóricas da arqueologia até 30 anos atrás. É um dos poucos livros que foram traduzidos para o português (br). Versões escaneadas (em inglês) deste livro podem se encontradas na internet.

Archaeological Theory: An Introduction

Autor: Matthew Johnson

Assim como o livro de Trigger, ele também faz uma apanhado das principais correntes teóricas da arqueologia. Muitos arqueólogos e estudantes preferem ler este livro ao invés da obra de Trigger, pois a leitura é mais leve e menos cansativa, sendo ótimo como leitura didática. A desvantagem em relação ao livro de Trigger fica por conta da ausência de uma tradução do livro para a língua portuguesa. Existe uma versão traduzida para o espanhol, o que pode ser mais fácil de ler para algumas pessoas.

Classificação em Arqueologia

Autor: Robert Dunnel

O livro originalmente intitulado “Systematics in Prehistory” trata daquilo que é o mais essencial para muitas ciências: classificação! O autor faz questão de organizar o pensamento sobre arqueologia e ciência de uma forma realmente sistemática, oferecendo discussões e definições bem construídas de ciência e arqueologia, teoria, método, técnica, etc. Apesar de ter sido publicado em 1971, o livro não está nada ultrapassado! Mesmo que muitos arqueólogos e estudantes possam vir a discordar das definições e ideias do autor, e o livro ainda faz esse pessoal refletir sobre aquilo que qualquer arqueólogo(a) deveria ter uma noção básica, ou até mesmo repensar muito do que já aprenderam. AVISO: É uma leitura pesada, muita gente diz que as vezes precisa ler 2 ou 3 vezes o mesmo parágrafo pra entender tudo direitinho. Mas vale a pena 😉 A grande vantagem do livro é que ele existe em português (br). A desvantagem a imensa dificuldade em encontrar a versão brasileira para comprar (pois novas edições nunca mais foram publicadas). Mas ainda dá pra encontrar a versão escaneada em inglês dos 4 primeiros capítulos em inglês pela internet. Estes 4 primeiros capítulos são os que ninguém pode ficar sem ler.

Archaeology in Practice: A student guide to Archaeological Analyses

Autores: Jane Balme & Alistair Paterson

Este livro foi produzido especificamente para estudantes aprenderem sobre métodos de análise de vestígios arqueológicos.Ele trata de introduzir estudantes a alguns métodos e técnicas de pesquisa relacionados à prospecção arqueológica, representações rupestres, estratigrafia e sedimentos, datação, artefatos líticos, artefato cerâmicos, artefatos ósseos, artefatos históricos, microrresíduos presentes em artefatos, vestígios de animais, vestígios de plantas, etc. Certamente um livro obrigatório para estudantes, uma vez que todo arqueólogo, independente de sua especialidade, deve ter um conhecimento básico sobre os principais tipos de vestígio encontrados em sítios arqueológicos. É possível encontrar a versão digital do livro na internet.

The Archaeologist’s Laboratory: The Analysis of Archaeological Data

Autor: E.B. Banning

O livro trata de introduzir o estudante à análise científica  de vestígios arqueológicos explicando sobre quais estratégias devem ser tomadas, o que são e como se produzem dados, como as coisas são classificadas, como selecionar materiais e amostras para análise, como quantificar os materiais analisados, como elaborar e testar hipóteses, como manusear, limpar e acondicionar o vestígios para que se preservem, etc. Além disso, ele também introduz o estudante à análise de vestígios líticos, análise cerâmica, análise de remanescentes ósseos e vegetais, análises geoarqueológicas, datação absoluta e até mesmo como produzir ilustrações para diferente fins. Este livro também pode ser achado na internet.

The Archaeologist’s Field Handbook

Autoras: Heather Burke; Claire Smith & Larry Zimmerman

Este livro trata de ensinar coisas básicas para estudantes lidarem em suas pesquisas, de maneira única, como por exemplo: como se preparar para um trabalho de campo, navegação e mapas, como procurar sítios arqueológicos, técnicas básicas de escavações, como identificar sítios históricos, como identificar sítios pré-coloniais, gestão de patrimônio cultural, como fotografar e ilustrar vestígio arqueológicos, e até mesmo sobre como interpretar escrever e publicar suas pesquisas.

Um das autoras do livro, Claire Smith, disponibilizou uma cópia digital do livro gratuitamente. Clique aqui para baixar o livro.

Archaeology: Theories, Methods, and Practice

Autores: Colin Renfrew & Paul Bahn

Certamente um “clássico” para aprender sobre teoria e método em arqueologia, o livro também é essencial para aprender sobre os principais métodos de prospecção e escavação arqueológica utilizado ate hoje. Com certeza um livro que a maioria dos arqueólogo possuem em sua biblioteca. O livro nunca foi traduzido para português, mas existe uma versão em espanhol que pode ser mais fácil de ler para alguns. Versões escaneadas deste livro podem se encontradas na internet.

%d blogueiros gostam disto: