Oficina de Cultura Material e Rememorações
A oficina foi pensada com base em uma atividade realizada durante a disciplina de Educação Patrimonial na Arqueologia (no curso de Arqueologia da FURG). E tem por objetivo colocar os(as) participantes em contato com objetos que não lhes pertencem e fazê-los analisar tais objetos, afim de elaborarem conclusões sobre quais os significados que estes podem ter, fazendo-os refletir sobre como pode ser difícil lidar com uma cultura material estranha aos seus olhos.
Realizamos esta oficina na Escola CAIC para as turmas do 9º ano. Cada participante levou um objeto que tinha um significado especial para si, em um saco preto, para que ninguém o veja. Posteriormente, os(as) participantes formaram grupos para analisar o objeto de seus colegas e tentar elaborar conclusões acerca dos significados que podem existir por detrás da materialidade analisada. Finalizada a análise, foram discutidas as conclusões e cada participantes falou sobre os seus objetos e o real significado que estes possuem para si; deste modo, os alunos e alunas puderam sentir a experiência de lidar com um artefato que não lhes pertence – artefato este que carregada significados que lhe são intrínsecos, evocando memórias e sentimentos de pertencimento.
Os olhares sobre a materialidade: sensibilidades e memórias
Esta oficina tem o mesmo objetivo da anterior e foi aplicada na 16ª Mostra de Produção Universitária da FURG. Porém, desta vez nós acrescentamos uma atividade: pedimos para que cada participante fizesse um desenho, onde outra pessoa iria interpretá-lo.
Ambas oficinas nos proporcionaram trocas de saberes, saímos satisfeitas/os e felizes com nosso trabalho, embora seja tão pequeno. Elas foram realizadas nos meses de setembro e outubro de 2017.
Acesse nossa página no Facebook para ver mais fotos: https://www.facebook.com/pg/arqueologiaemfoco/photos/?ref=page_internal
Estas são singelas atividades do nosso projeto. Até a próxima!