Enrico Baggio nasceu em abril de 1999 e é estudante de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nascido e criado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, nunca teve contato prático com a arqueologia antes de ingressar na Universidade. Sua curiosidade pelo tema se limitava ao que lia em matérias de divulgação sobre pesquisas feitas na área.
O interesse pela arqueologia cresceu exponencialmente depois que entrou para o curso, entendendo melhor a profundidade da disciplina, as várias áreas de atuação e tendo contato com a prática arqueológica. No terceiro período entrou em contato com dois temas os quais se apaixonou profissionalmente: o estudo de materiais líticos e a paleontologia.
Nessa mesma época começou a estagiar com Tafonomia de Vertebrados no Laboratório de Paleontologia da UERJ, tendo sua pesquisa intitulada “Aspectos Tafonômicos de Vertebrados Fósseis das localidades de “Gastão” e “Parição” (Formação Solimões, Mioceno superior da Bacia do Acre), Estado do Acre, Brasil” financiada pela FAPERJ. Também participou de uma escavação do sítio arqueológico Casa de Pedra, no interior do Ceará, como parte do projeto “Lugares arqueológicos na paisagem do Parque Nacional de Ubajara: interações ambientais demarcadas na cultura material”.
Hoje em dia continua sua pesquisa com Tafonomia de Vertebrados no LabPaleo – UERJ, colabora com o projeto de extensão “Instituto Virtual de Paleontologia” e recentemente associou-se ao Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, do Instituto de Biociências da USP, onde busca aprofundar-se no estudo de materiais líticos, principalmente no que tange à tecnologia lítica. Como conheceu a arqueologia e paleontologia por meio da divulgação científica, hoje busca retribuir esse trabalho como parte da equipe do Arqueologia & Pré-história.
e-mail: dalmasenrico@gmail.com
lattes: http://lattes.cnpq.br/0969494672919540