Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Cristiane Eugênia Amarante

Sem título 3Cristiane (37), nasceu na cidade de Santos – SP e sempre foi apaixonada pelo mar. Se interessou por arqueologia marítima desde o início da faculdade de história cursada na Universidade Católica de Santos.

Aos poucos a vida a afastou um pouco desse sonho. Ela foi fazer carreira na educação, tema ao qual se dedica há mais de 18 anos, começando profissionalmente como professora de ensino fundamental I, depois sendo formadora de professores, coordenadora pedagógica e educadora patrimonial e ambiental na Prefeitura Municipal de Santos.

Aos poucos, começou a unir o gosto pela arqueologia com a formação como pedagoga pelo Centro Universitário Monte Serrat (em Santos), dedicando-se a trabalhar os temas da arqueologia com crianças e educadores.

No mestrado em Arqueologia, cursado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) defendeu a dissertação “Refletindo sobre musealização: um encontro entre público e arqueologia marítima em Santos – SP”. Nessa pesquisa elaborou um estudo de recepção com crianças, usando métodos da educação para pensarem juntos a criação de um museu de arqueologia marítima para a cidade de Santos – SP.

Atualmente, mora em Aracaju – SE e cursa o doutorado em Arqueologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvendo estudos em Arqueologia Marítima na Praia do Francês – AL.

É mãe da Mariana (13) e do Vinicius (6), e é também uma das administradoras do grupo “Arqueologia para Crianças e Jovens” no Facebook.

Sem título 3

Atividade de arqueologia marítima, 2012.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4885087276828966

E-mail: criseugenia.arqueo@gmail.com

Grupo “Arqueologia Para Crianças e Jovens” no Facebook: https://www.facebook.com/groups/214648272219311/

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: