Gabriela Sartori Mingatos, é zooarqueóloga, nascida e criada em São Paulo, SP. Fez graduação em História na UNINOVE e Ciências Sociais na UNIFESP estudando durante sete anos grafismos rupestres do Nordeste brasileiro.
Participou de escavações no Brasil (Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro) e na Italia (Monte Argentario – Toscana).
Sua linha de pesquisa atual é a zooarqueologia. Fez mestrado em arqueologia no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ) com pesquisa focada na paleodieta dos grupos humanos que habitaram a região de Lagoa Santa, MG. Pesquisa financiada pela CAPES e FAPERJ.
Atualmente realiza doutorado na mesma instituição com bolsa CAPES, trabalhando com teoria evolutiva aplicada ao estudo zooarqueólogico de restos alimentares e de artefatos ósseos de diversos contextos arqueológicos brasileiros. Parte de sua pesquisa é realizada no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) – Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).
Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231641U6