Victor Guida de Freitas

Victor Guida de Freitas é um bioarqueólogo de São Gonçalo, Rio de Janeiro, cidade onde passou a maior parte da vida até se mudar para o município do Rio de Janeiro para fazer graduação em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez mestrado em Arqueologia no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em que pesquisou os modos de vida de populações sambaquieiras da região de Saquarema, RJ, por meio de análises de saúde oral. Atualmente faz doutorado na mesma instituição e busca avaliar os danos que o incêndio do Museu Nacional causou nos remanescentes humanos que estavam em exposição, como por exemplo algumas das múmias da coleção egípcia da instituição, assim como a viabilidade da realização de análises bioarqueológicas nesse material.

Atua na bioarqueologia desde o ensino médio, quando entrou no Laboratório de Antropologia Biológica do Museu Nacional por meio do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.) e é membro do laboratório desde então. Nele, foi estagiário de Iniciação Científica (IC) durante a graduação e, ao longo dos anos, participou de diversos projetos de pesquisa e auxiliou no treinamento de novos integrantes vindos do PIC Jr. e da IC.

Participou de escavações em sambaquis do Rio de Janeiro e de Santa Catarina e de um sítio arqueológico no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Sua linha de pesquisa principal é focada no estudo do modo de vida de populações sambaquieiras do Sul e Sudeste do Brasil por meio de análises bioarqueológicas envolvendo saúde oral, paleopatologia e osteobiografia. 

E-mail: vgfreitas.92@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1973890833429772

Perfil no Twitter: https://twitter.com/V_Guida

Visita a sambaquis de Laguna, SC, durante campanha de escavação do Sambaqui de Cabeçuda, 2017

Escavação de um sepultamento humano no Sambaqui de Sernambetiba, 2012