Seca revela fósseis de animais da Era do Gelo no Agreste pernambucano

Ossos e pedras foram retirados de espécie de lago no topo de uma serra em Caruaru, PE. (Foto: Luna Markman/G1)

“Uma descoberta paleontológica no Agreste pernambucano intriga moradores da região e pesquisadores. Com a forte estiagem que abate o Nordeste brasileiro, uma espécie de lago entre pedras no topo de uma serra no sítio Carneirinhos, em Dois Riachos, na zona rural de Caruaru, a 130 quilômetros do Recife, secou completamente pela primeira vez, revelando centenas de fragmentos de fósseis de animais pré-históricos. Entre eles, há exemplares da megafauna, que habitaram a região na conhecida Era do Gelo, há pelo menos 10 mil anos atrás.

Com as chuvas das últimas semanas, o reservatório voltou a encher, mas a curiosidade permanece. Aos poucos, o local começou a virar ponto turístico. A comunidade científica já se debruça sobre o material a fim de datar os ossos e descobrir quando eles foram parar naquele lugar. O G1 foi conhecer o “cemitério de fósseis”, que ainda guarda possíveis pinturas rupestres.”

Leia a matéria completa direto do G1: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/05/seca-revela-fosseis-de-animais-da-era-do-gelo-no-agreste-pernambucano.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *