Nota de Falecimento – Profª Dra. Irmhild Wust

A Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) anunciou por e-mail, hoje, o falecimento da professora Drª Irmhild Wust:

É com muito pesar que comunicamos o falecimento da Dra Irmhild Wust ocorrido ontem, dia 17 de junho, às 23:50hs.

Irmhild Wust é uma referência na arqueologia brasileira e suas pesquisas constituem um marco nos estudos da Ertnoarqueologia no Brasil. A arqueologia brasileira perde uma importante pesquisadora, cujo trabalho avançou de forma significativa o conhecimento sobre a história pré-colonial no país.”

Irmhild Wust era alemã, mas graduou-se em Serviço Social, pela Universidade Católica de Goiás(1973). Especializou-se em Antropologia de Sociedades Complexas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1976). Defendeu um mestrado em Ciência Social (Antropologia Social), pela Universidade de São Paulo(1983), e um doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo(1991). Tornou-se professora associada da Universidade Estadual de Goiás, e realizou uma série de pesquisas em arqueologia no Centro-Oeste brasileiro.

_____________

Atualização:

O Museu Jesco Puttkamer, de Goiânia (GO) lançou uma nota em sua página do Facebook sobre os detalhes do falecimento e seu trabalho em Goiás:

Ela foi hospitalizada no dia 05 de junho e submetida a uma cirurgia considerada de alto risco, para tratar um câncer. O estado de saúde dela ficou estável no primeiro dia após a cirurgia, mas foi se agravando progressivamente de uma infecção pulmonar para a falência dos rins e impossibilitada de fazer hemodiálise. Não resistiu.
A Profa Irmihld trabalhou sistematicamente na PUC Goiás/IGPA de 1969 a 1988. Após essa data atuou no Instituto como professora convidada, no programa do Mestrado em Patrimonio Cultural e como consultora em vários projetos de arqueologia.
Expressamos nosso profundo reconhecimento ao trabalho da Profa Irmi e a sua contribuição ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – IGPA e à Arqueologia do Centro Oeste.
Ainda não temos informações sobre o velório, pois pelo fato dela ser estrangeira e ter manifestado o desejo de ser cremada, será necessário todo um procedimento burocrático que deverá ser providenciado pelos amigos. Somente após tomadas essas providências serão realizados o velório e a cerimônia de cremação.”

____________

A equipe do Arqueologia e Pré-História lamenta a morte da professora Irmhild.

Clique no link abaixo para acessar o seu currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2717851740410317

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *