O projeto Arqueologia em Ação está de volta com mais uma entrevista, desta vez com um tema que tem ganhado muito interesse de estudantes nos últimos anos: Arqueologia da Repressão e da Resistência.
Neste episódio conversamos com o Dr. Andrés Zarankin, professor de Antropologia e Arqueologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Andrés é argentino, antropólogo formado pela Universidade de Buenos Aires e doutor em História pela Universidade de Campinas, onde também fez um pós-doutorado. Tem mais um pós doutorado pelo CONICET. Além de ter foco de pesquisa em Arqueologia da Repressão, também tem experiencia com arqueologia histórica, arqueologia da arquitetura, e atualmente coordena projeto de pesquisa com escavações na Antártida.
Ele ainda é autor de diversas publicações, tendo organizado e escrito 16 livros. Dentre os livros voltados ao tema da entrevista, estão: Historias desaparecidas: arqueología, memoria y violencia política; Memories from darkness: archaeology of repression and resistance in Latin America; Arqueologia da repressão e da resistência – America Latina na era das ditaduras; e Arqueologia de la Represion y la Resistencia en America Latina (1960-1980).
Entrevista realizada no dia 01 de outubro de 2015, em sala fornecida pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Produção: João Carlos Moreno de Sousa, Daniela Dias Ortega
[…] Veja também: [Arqueologia em Ação] Entrevista com Dr. Andrés Zarankin sobre Arqueologia da Repressão (e Resi… […]