“Barro Somos” é um média-metragem em formato de documentário, produzido pela equipe mexicana Koletivo Espora, que realizar um registro etnohistórico de práticas contemporâneas na produção cerâmica artesanal na região de Chontales, na Nicarágua.
“Barro somos” é um dos resultados da etapa de 2015 do Projeto Arqueológico Centro de Nicarágua, dirigido pelo Dr. Alex Geurds (Universidade de Leiden, Holanda). Participaram do projeto pesquisadores e estudantes de arqueologia de vários países, incluindo México, Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Itália, Espanha, Costa Rica e Brasil.
O trabalho foi realizado com a colaboração de Antonia Villegas Rui, Angélica Bermúdez, Francisca Bermúdez Sequeira, Blanca Bermúdez Sequeira y José Florencio Bermúdez.
Objetivos do documentário:
- Mostrar as formas atuais do trabalho vinculado à cerâmica em comunidades da região de Chontales;
- Expor as história e ciclo de vida das pessoas e dos produtos artesanais da região;
- Reforçar a valorização comunitária de seu patrimônio local (arqueológico, histórico e cultural);
- Estabelecer pontes entre as ceramistas, o Projeto Arqueológico Centro da Nicarágua, e a população da cidade de Juigalpa (capital de Chontales).
Assista abaixo, o documentário em espanhol. Ainda não tivemos tempo para fazer as legendas em português (voluntários?).
Direção e realização integral: Koletivo Espora – Andrea Ayala Luna, David Donner Castro, León Mendoza Felipe Cuevas, e Joaquín Murguia Lee.