[Artigo] Estudo de Artefatos Arqueológicos sob Abordagens Tecnológicas Permitem Compreender a Cognição Humana

Por JuCa

Está disponível gratuitamente o (meu) novo trabalho teórico sobre o potencial que as análises tecnológicas sobre artefatos arqueológicos possuem para compreensão de diversos aspectos da cognição humana. O artigo foi publicado em português no periódico científico brasileiro Teoria & Sociedade.

Neste trabalho, o autor que sou eu mesmo trata de dar sua definição de arqueologia, a fim de citar alguns dos objetivos principais desta ciência, e reforçando a enorme dependência dos seres humanos com os artefatos. O autor ainda descreve os objetivos dos estudos de arqueologia cognitiva e de tecnologia de artefatos arqueológicos.

Ao recorrer às ciências cognitivas, o autor utiliza de do modelo  denominado “Triângulo Cognitivo” e explica sua aplicação teórica em estudos de arqueologia, combinando esta abordagem com abordagens tecnológicas.

Sem título.jpg
Esquema do modelo teórico do “Triângulo Cognitivo”

O autor ainda descreve quais aspectos cognitivos de grupos humanos de contexto arqueológico podem ser compreendidos através desta perspectiva teórica. Ao direcionar esta perspectiva à análise dos artefatos, o autor também aplica o conceito teórico de Cadeia Operatória, proveniente da Antropologia, e já bem utilizado em Arqueologia nas última décadas.

Sem título.jpg
Modelo teórico de produção de artefatos.

De acordo com o autor:

“essa soma de abordagens (interdisciplinares) nos permite entender as razões da variabilidade cultural das sociedades humanas ao redor do mundo desde o surgimento dos primeiros seres humanos. Ao compreendermos as razões da variabilidade cultural e dos aspectos de relacionados à construção de conhecimentos (aspectos cognitivos) ao redor do mundo e ao longo do tempo, nos tornamos capazes de aceitar e respeitar as diferenças entre as sociedades, sejam elas contemporâneas ou não. Este é, sem dúvidas, um dos grandes méritos desta ciência que chamamos de arqueologia. A abordagem tecnológica possui, sem dúvidas, um potencial de contribuição enorme para estes entendimentos” (pg. 163).

Acesso livre ao artigo completo: MORENO DE SOUSA, J. C. 2015. Potenciais da Abordagem Tecnológica para Compreensão dos Aspectos Cognitivos Relacionados às Indústrias de Artefatos Arqueológicos. Teoria & Sociedade. 23 (1). 152-166.

Quer divulgar seu artigo no site? Clique aqui e saiba como: Divulgue sua pesquisa ou evento no site!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *