A UNIVESP TV divulgou 4 episódios sobre pesquisas arqueológicas realizadas no estado de São Paulo.
A primeira reportagem acompanha a pesquisa de campo do Dr. Astolfo Araújo em Ipeúna, São Paulo. Ele é professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e desenvolve um projeto financiado pela FAPESP para entender como ocorreu a ocupação dos primeiro habitantes no estado de São Paulo. Nesta reportagem é apresentado o sítio Lagoa do Camargo, datado em 11,500 anos atrás.
Na companhia da arqueóloga Luana Alberto, a UNIVESP TV foi à Itapeva conhecer alguns dos sítios de pinturas rupestres que ela mapeou ao longo da pesquisa de mestrado no MAE-USP. Luana, ao lado do também arqueólogo Silvio Araújo, mostrou as riquezas do sítio arqueológico Abrigo de Itapeva e de outros dois paredões que serviram de morada aos antigos habitantes da região.
Este outro episódio apresenta o trabalho de Plácido Cali, doutor em Arqueologia pelo MAE-USP e responsável pela musealização do sítio histórico e cerâmico das Ruínas da Igreja São João Batista (Abarebebê), em Peruíbe, litoral paulista. Ele participou das escavações que encontraram milhares de objetos em cerâmica, o mesmo material que coletou em trabalhos de licenciamento ambiental no perímetro urbano do município. Plácido levou a equipe ao Museu de Arqueologia da cidade e a uma aldeia indígena.
Por fim, a reportagem conheceu as ruínas de mineração do século XVI em Guarulhos, grande São Paulo, na companhia da arqueóloga Cláudia Plens. Doutora pelo MAE-USP e professora da UNIFESP, Cláudia levantou todo o patrimônio arqueológico do município.
[…] Créditos: Sitie Arqueologia e Pré-história – A UNIVESP TV divulgou 4 episódios sobre pesqu… […]