Neste episódio conversamos com o Dr. Fabio Parenti. Fabio é presidente do Istituto Italiano di Paleontologia Umana (Roma, Italia), e professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, Universidade Federal do Paraná (CEPA-UFPR).
Durante a entrevista, Fabio falou sobre seu interesse em análises de indústrias líticas, sobre o Paleolítico na região do Levante (Oriente Médio), suas pesquisas atuais na Jordânia, suas antigas pesquisas no sítio Boqueirão da Pedra Furada, e as dificuldades que a comunidade científica ainda tem em aceitar datas tão recuadas para a presença humana na Serra da Capivara.
Fabio é italiano, e possui doutorado em arqueologia pré-histórica pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, França). Ele é conhecido pela ampla experiência em estudos de pré-história brasileira e povoamento das Américas; do Paleolitico inferior da Itália e Jordania; de jazidas paleolíticas e paleontológicas quaternárias; de restauração de vertebrados fosseis; construção de bancos de dados e SIG sobre bibliografia e conservação na pré-historia.
Entrevista realizada no dia 04 de Maio de 2016, no CEPA-UFPR.
Produção: João Carlos Moreno de Sousa e Gabriela Sartori Mingatos