Por Cláudia A. Oliveira
Departamento de Arqueologia -UFPE
I FESTIVAL DE FILMES ARQUEOLÓGICOS DO RECIFE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
RECIFE – PERNAMBUCO – BRASIL
Última atualização: Lamentamos informar que devido a atual conjuntura de instabilidade politica do país, o engajamento e desencadeamento de diferentes reações em relação à situação vigente, envolvendo categorias de diversas instituições de ensino, especialmente contra a PEC 241, cremos ser oportuno o adiamento do I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife (I FEFILArq). Vários centros estão ocupados pelos estudantes e na semana passada os professores aprovaram o indicativo de greve que começa essa semana;
Continuaremos com a divulgação do evento e as inscrições abertas e a tempo informaremos uma nova data do evento, possivelmente no primeiro semestre de 2017.
Comunicamos ainda que iremos devolver o pagamento dos inscritos para aqueles que não desejarem esperar.
No aguardo de contato, colocamo-nos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
APRESENTAÇÃO
Estão abertas as inscrições para o I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife (I FEFILArq). O evento será realizado no período de 16 a 18 de novembro e tem como objetivo principal promover uma mostra e premiar filmes e documentários produzidos sobre o Patrimônio Cultural sob o enfoque da Arqueologia.
Procura-se estimular os participantes, principalmente os da área de arqueologia, na elaboração de audiovisuais para a divulgação de pesquisas científicas, ampliando dessa forma o alcance das informações para todo o público em geral. Será também um encontro para debate sobre os meios audiovisuais como suporte para a preservação e promoção do patrimônio arqueológico e cultural.
As atividades do I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife incluem apresentações de mostras audiovisuais, palestras, mesa redonda, oficinas e um espaço de exposições fotográficas sobre as diversas faces da pesquisa arqueológica. Contará ainda com uma oficina de modelagem que tem como proposta um concurso para a elaboração do troféu que será entregue aos vencedores.
A Exposição de Fotografias do I Festival de Filmes Arqueológicos de Recife tem como objetivo estimular os participantes do Festival a divulgar seu trabalho e expor ao grande público as diversas faces da pesquisa arqueológica. A exposição também é uma forma de mostrar a comunidade imagens de qualidade geradas a partir do desenvolvimento de trabalhos arqueológicos, que têm a vertente documental de registro, mas que também se revela como expressão artística.
A proposta do evento é ampliar o espaço para discussão e divulgação da produção científica na arqueologia e áreas afins, possibilitando um importante intercâmbio com diversos profissionais, pondo em evidência sobretudo a produção nacional e internacional sobre as temáticas propostas.
O Festival será o lugar para informar os participantes sobre recentes descobertas arqueológicas, resultados de pesquisas e debates científicos, ou seja, um local de encontro entre arqueólogos, profissionais de áreas afins e o público geral. Apresenta-se também como um instrumento de documentação do patrimônio material e imaterial do nosso país, envolvendo profissionais da arqueologia, antropologia, museologia, história, educação e aqueles interessados na utilização de meios visuais para o estudo e divulgação do patrimônio cultural. Nesse sentido o festival será direcionado para a apresentação de filmes (curta, média ou longa-metragem) e/ou documentários, abarcando três eixos temáticos: Arqueologia (pesquisa, metodologia, teorias, técnicas); Patrimônio Cultural (material e imaterial) e Etnoarqueologia.
1 – Arqueologia (pesquisa, metodologia, teorias, técnicas);
Este eixo temático tem por objetivo a apresentação de filmes e/ou documentários sobre a pesquisa em arqueologia propriamente dita, envolvendo aspectos técnicos, metodológicos ou teóricos.
2 – Patrimônio cultural (imaterial/material)
Este eixo temático visa à exibição de filmes e/ou documentários sobre temas relacionados com pesquisas arqueológicas e áreas afins voltadas à abordagem do patrimônio cultural (material/imaterial), podendo enfocar aspectos como os elementos materiais associados aos lugares de memória social, ou ainda a problemáticas associadas a discursos históricos e à tradição e conservação do patrimônio.
3 – Etnoarqueologia
Este eixo tem a finalidade apresentar filmes e/ou documentários relacionados às pesquisas etnoarqueológicas associadas a investigações que tragam à tona a contribuição de estudos de sociedades contemporâneas (indígenas, negras, etc.), a partir de referências etnográficas e da cultura material a elas associadas, tendo por base a perspectiva arqueológica.
O Festival é uma realização da Universidade Federal de Pernambuco, através dos Programa de Pós-Graduação em Arqueologia; Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA), Laboratório de Arqueologia para Conservação e Restauração (LACOR), Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense (LABIFOR) do Departamento de Arqueologia; do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia; do Laboratório de História Oral e da Imagem (LAHOI) do Departamento de História; do Núcleo de Estudos Indigenistas do Departamento de Letras. Conta ainda com apoio institucional da PROCIT; PROExC, IPHAN e Editora Universitária.
LOCAL E PERÍODO DO EVENTO
O evento ocorrerá nos auditórios do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e Auditório Editora Universitária.
Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n – Cidade Universitária
Recife – Pernambuco
Para maiores informações envie uma mensagem para o e-mail do evento: 1rofestivalrecife@gmail.com
INSCRIÇÃO E SUBSMISSÃO DE FILMES E FOTOGRAFIAS
A inscrição para o evento poderá ser realizada através do site do evento com o preenchimento de formulário específico. Para se inscrever o candidato deverá enviar o Formulário de Inscrição para email: 1rofestivalrecife@gmail.com.
As inscrições para as mostras de audiovisuais e fotográficas poderão ser feitas pelo e-mail 1rofestivalrecife@gmail.com ou na secretaria do Departamento de Arqueologia, no 10 andar em horário comercial.
A inscrição no I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife dará acesso, durante o evento, a todas as atividades programadas.
Valores e prazos de inscrição
Orientações
Para efetuar a inscrição, o participante deverá seguir os seguintes passos:
- Acessar o site do evento e preencher a ficha de inscrição disponível no link INSCREVA-SE;
- Efetuar depósito bancário correspondente ao pagamento da inscrição.
Dados da conta
Bradesco
Agência: 2080
CC: 741-2
CNPJ: 17.870.559/0001-75 (Arqueotec)
Enviar o comprovante de pagamento de inscrição para o e-mail do evento: 1rofestivalrecife@gmail.com
Observação: A confirmação da inscrição está condicionada ao pagamento da inscrição, de acordo com os prazos e categorias de participantes.
Modalidade de participação
– FILMES
O I° Festival de Filmes Arqueológicos do Recife tem por objetivo promover e premiar produções audiovisuais, produzidas a partir de 2013, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Poderão ser inscritas nas três categorias (Arqueologia, Patrimônio Cultural e Etnoarqueologia) produções nacionais e internacionais de filmes competindo em três categorias de prêmios. A inscrição é gratuita e será realizada entre os dias 01 de setembro a 5 de outubro de 2016. Os filmes classificados poderão ser de curta, média, longa-metragem ou categorizado como documentário.
– EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – I MOSTRA DE FOTOGRAFIAS EM ARQUEOLOGIA
A exposição das fotos de todos os participantes ocorrerá no período de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2016 na Biblioteca Central da UFPE e versará sobre os seguintes temas .
- Sítio arqueológico (rupestre, cerâmico, histórico, sambaquí, etc.)
- Escavação
- Entorno de sítio arqueológico
- Material arqueológico
- Comunidade do entorno de um sítio arqueológico
- Impacto(s) ao patrimônio arqueológico
– OUVINTE
– OFICINA DE MODELAGEM EM CERÂMICA
A Oficina de modelagem em cerâmica tem por objetivo a produção do troféu do evento para isto a oficina será realizada antes do evento. As inscrições para a oficina de modelagem deverá ser realizada até o dia 30 de setembro de 2016. A oficina ocorrerá no Atelier 7 -CAC no período de 5 a 7 de outubro de 2016. Os trabalhos realizados ficarão em exposição no período de 24 a 28 de outubro de 2016 quando haverá a seleção do troféu vencedor. A seleção será realizada pela Comissão Organizadora do evento e pelos alunos do curso de Arqueologia da UFPE. As inscrições são gratuitas e poderão participar todos os interessados na elaboração do troféu.
– OFICINA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PRODUÇÃO FÍLMICA
A Oficina Princípios Básicos da Produção Fílmica tem por objetivo fornecer uma introdução sobre os fundamentos básicos da produção fílmica, dividindo os encontros especialmente em dois blocos. O primeiro momento trabalhar-se questões ligadas a pré-produção onde serão abordados os seguintes tópicos: montagem de roteiro e argumentação. E o segundo momento estará voltado para elementos técnicos utilizados na produção da linguagem cinematográfica.
PROGRAMAÇÃO
16/11/2016 | Quarta-Feira | Auditório do CFCH da UFPE
09:20 hs
PALESTRA
Cinema, Arqueologia e Patrimônio Cultural
Dr. Renato Athias
Laboratório de Antropologia Visual -LAV (UFPE)
10:00 as 12 hs
OFICINA
Pré-Produção de audiovisual
Criação e edição de Vídeos
18:00 hs
ABERTURA DA I MOSTRA FOTOGRAFICA DE ARQUEOLOGIA
17/11/2016| Quinta | Auditório do CFCH da UFPE
08:10 hs
PALESTRA:
Cinema e Ciência: Novos rumos
Dr. Paulo Cunha
10:00
OFICINAS
Produção audiovisual
Elementos técnicos utilizados na produção da linguagem cinematográfica
18/11/2016 | Sexta | Auditório do CFCH da UFPE
08:30 hs
MESA REDONDA
A Cinematografia a Preservação do Patrimônio Cultural
Dr. Carlos Etchervarne (UFBA/CNPq)
Dra. Isabel Guillen (Departamento de História)
Dr. Paulo Cunha (Departamento de Comunicação Social)
Dr. Renato Athias (Depart. de Antropologia e Museologia)
09:30 hs
INTERVALO
10:00hs
OFICINA
Edição de vídeo
19/11/2016 | Sábado | MANHÃ – UFPE
09:00 hs
VISITA TÉCNICA
Visita ao sitio PEDRA DO INGÁ -PB
Mais informações: Site do Evento