Museu de Araraquara divulga catálogo de coleções de referência de arqueologia

Esta semana, a Fundação Araporã, junto com o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), publicaram o catálogo intitulado “De dentro para fora: as coleções de referência de Arqueologia do MAPA”. O catálogo conta com textos sobre as duas instituições e sobre as coleções arqueológicas, além de lindas fotos das peças de referência. A publicação conta também com depoimentos de vários pesquisadores que realizaram trabalhos com estas coleções e junto às duas instituições.

Sem título

Apresentação

É com muita satisfação que a Fundação Araporã apresenta à sociedade mais um produto do seu trabalho junto ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA). O catálogo “De dentro para fora – as coleções de referência de Arqueologia do MAPA”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio (GEMP), no segundo ano de pandemia de COVID-19, representa não só um trabalho incansável voltado a garantir a preservação do acervo, mas também de dar acesso público a ele.

Este catálogo foi produzido paralelamente ao trabalho de conservação do acervo realizado ao longo de 2021 – “Curadoria do Acervo Arqueológico do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara: conservação e extroversão”, com fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC) nº 13/2020. É um documento atrelado à preservação, ao cuidado com o acervo, uma vez que a sua produção implicou na limpeza e em um maior detalhamento de informações acerca de 946 peças que compõem as coleções de referência, por meio de registros fotográficos que auxiliarão nas ações de acompanhamento do estado de conservação dos objetos.

Ele busca divulgar as coleções de referência do Museu. As peças estão apresentadas ora sozinhas ora em conjunto e aqui figuram como uma amostra do amplo e importante acervo arqueológico sob salvaguarda do MAPA. Hoje são quase 100.000 peças arqueológicas e, devido à importância delas para as pesquisas, uma seção especial do catálogo conta com a participação direta de especialistas que trazem suas experiências com os acervos do MAPA.

Dessa forma, trata-se de um documento que perpassa todas as áreas do museu: salvaguarda, pesquisa e comunicação, sendo capaz de alcançar diferentes públicos, desde pesquisadores/as, passando por educadores/as e chegando à comunidade em geral, se tornando uma ferramenta útil tanto para a sociedade quanto para a própria instituição.

Sem título

Para ter acesso à publicação, basta clicar neste link: Catálogo MAPA 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s