Paula Heloísa Santana Resende nasceu em 07 de julho de 1994, no interior do norte do Estado do Espírito Santo, no município de Pedro Canário. Desde pequena sempre se interessou bastante por animais e plantas, deixando de lado brinquedos para brincar com mato. Viveu pouco tempo de sua infância na sua cidade natal, mudando-se para a cidade vizinha São Mateus, aos 7 anos de idade. Em São Mateus, há um campus da Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES), onde aos 18 anos, pôde iniciar sua graduação em bacharelado em Ciências Biológicas.
Durante a graduação (2013-2018), participou de projetos de pesquisa no ambiente marinho, envolvendo peixes e crustáceos, esse último foi o tema de sua monografia.
No final do curso, teve contato com a paleontologia, através de uma disciplina, e se apaixonou pela área, como nenhum professor do campus trabalhava com o tema, foi em busca de pesquisadores próximos para realizar esse sonho.
Paula havia sido aprovada no doutorado da UFABC, poucas semanas antes de finalizar o seu mestrado em Biologia Animal, na Universidade Federal do Espírito Santo, onde pesquisou a reconstrução muscular de um gênero de pterossauro.
Paula passou a integrar a equipe do grupo de divulgação científica Arqueologia e Pré-História em janeiro de 2021, tendo contribuído bastante no tema em pouco tempo de colaboração. Paula faleceu em junho de 2021. Ela amava a paleontologia, a divulgação científica e as flores. Sua ausência é muito sentida por nós, por seus amigos e amigas e sua família.
Ainda no mesmo ano, uma espécie extinta de Ephemeroptera da América do sul foi batizada em sua homenagem: Protoligoneuria heloisae.
Seu nome será lembrado para sempre. Mesmo após sua partida, ela continua fazendo da paleontologia uma área mais bonita.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5375243735722427