Uma equipe conjunta do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia (IVPP), da Academia Chinesa de Ciências, do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia, e do Escritório de Administração Cultural de Relíquias de Daoxian County, descobriu cinco dentes de hominídeos e um grande número de fósseis de mamíferos na caverna Fuyan localizada em Daoxian County, província de Hunan na China durante uma escavação realizada em setembro e outubro de 2011. Pesquisadores anunciaram a descoberta na última edição da revista Acta Anthropologica Sinica 2013 (2), fornecendo novos dados para o estudo da evolução humana e comportamento adaptativo no sul da China.
A Caverna Fuyan, também chamada de caverna Houbeishan pelos agricultores locais, foi descoberta inicialmente em 1984. Ele está localizado na aldeia Tangbei, cidade de Lefutang, Daoxian County, província de Hunan (latitude 25 ° 39’02 .7 “N, longitude 111 ° 28’49 .2” E, 232 m acima do nível do mar).
A Caverna Fuyan, formada de calcário do Paleozóico Superior, está localizado no interior do Sul do Platô Chinês, e a margem sul da Zona Subtropical do Norte. O carste florestal e bacia cárstica são bem desenvolvidos na região. A Caverna Fuyan primeiro foi formada pela dissolução de água corrente vertical e mais tarde pela corrosão horizontal de água corrente. A caverna, com o eixo principal que se estende de norte a sul, pertence ao tipo de caverna de condutos largos, e estava cheio de cascalho arenoso e argila vermelha.
Esta escavação foi realizada em duas trincheiras em uma área total de 20m². Cinco dentes de hominídeos e grande número de fósseis de mamíferos foram desenterrados. As características morfológicas gerais dos cinco dentes hominíneos é bastante semelhante às do Homo sapiens, e o tamanho desses dentes todo desce para a variação do tamanho dos dentes humanos modernos chineses. Trinta e nove espécies de mamíferos, incluindo algumas espécies indeterminadas, foram reconhecidos, e apenas alguns deles estão extintos, por exemplo, Ailuropoda baconi, Crocuta ultima, Stegodon orientalis, Megatapirus Augusto e Sus cf. australis.
Uma série de datações preliminares por Urânio mostram que os sedimentos foram formados após a 141.700 ± 12.100 anos atrás, e a característica geral da fauna de mamíferos sugere uma idade tardia, Pleistoceno Tardio. Portanto, os pesquisadores inferiram que hominineos provavelmente ocuporam a caverna no final do Pleistoceno.
“Nossa escavação mostra que a caverna tem grandes perspectivas potenciais. Além disso a escavação e o estudo de laboratório de desenvolvimento caverna, seqüência de preenchimento, morfologia dos dentes hominíneos, datação e mudança ambiental da Caverna Fuyan, bem como algumas cavernas adjacentes, irão ajudar a compreender melhor a evolução humana e comportamento adaptativo no sudoeste Hunan, Guangxi leste e norte Guangdong “, disse o autor principal Dr. PEI Shuwen do IVPP.
Este trabalho foi apoiado pela CAS Strategic Priority Research Program e a Key Research Program of the Chinese Academy of Sciences.
FONTE: http://english.ivpp.cas.cn/rh/rp/201305/t20130512_101949.html