A Arqueologia de ambientes aquáticos é um ramo da Arqueologia dedicado ao estudo dos registros arqueológicos inseridos em ambientes úmidos e dos reflexos sociais intrínsecos aos diferentes contextos aquáticos. Apesar de ainda carregar o estigma de ser um ramo do mergulho, devido ao fato de muitas vezes ser necessária a utilização do mergulho científico como uma técnica de acesso aos sítios arqueológicos submersos, cabe reforçar que as diferenças impostas pelo ambiente aquático não a descaracterizam como sendo outra ciência.
Logo, buscamos com essa Arqueologia ter a capacidade de análise das várias práticas (econômicas, sociais e, sobretudo simbólicas), resultante da interação humana com um espaço particular e diferenciado do terrestre: o espaço aquático.
Luis Felipe Freire D. Santos é licenciando em História pela Universidade Tiradentes e mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe, onde atualmente desenvolve o doutorado em Arqueologia de ambientes aquáticos aplicado ao campo do Licenciamento Ambiental. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos – LAAA/UFS e criador/moderador do canal do Youtube Vida de Arqueólogo.
Para saber mais sobre o assunto:
-
Arqueologia em Ação – Entrevista com Ms. Luis Felipe Freire, sobre Arqueologia Subaquática
- BASS, George F. Arqueologia subaquática. Lisboa: Verbo, 1969.
- DURAN, L. D. Arqueologia Marítima de um Bom Abrigo. 2008. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
- MUCKELROY, Keith. Maritime Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
- NAUTICAL ARCHAEOLOGY SOCIETY. Underwater archaeology : the NAS guide to principles and practice. Editor: Amanda Bowens. Second Edition. Blackwell Publishing, PortsMount. 2009.
- RAMBELLI, G. Arqueologia até debaixo d’água. São Paulo: Maranta, 2002.
- RAMBELLI, G. Arqueologia subaquática do baixo vale do Ribeira. 2003. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.