Janine cresceu no sudoeste goiano na cidade de Mineiros. Desde criança sempre se interessou por arqueologia, principalmente após visitar sítios de pinturas rupestres no estado de Goiás, com excursões escolares. Se formou em arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 2021.
Arqueologia sempre foi sua primeira opção de atuação profissional, mas não foi o primeiro curso superior cursado. Após sair do ensino médio, Janine iniciou um curso de engenharia de petróleo, onde estudou por alguns semestres e, teve um profundo contato com a geologia. Após realizar um intercâmbio para o Egito, e também com a infelicidade no curso, largou a engenharia e começou seus estudos em arqueologia.
Durante a graduação se re-apaixonou por arqueologia e, entrou em projetos de produção audiovisual com a PUC Goiás em escolas pré-universitárias, participou de feiras, oficinas e aulões em escolas de Goiânia, assim como, foi monitora no Museu Jesco von Puttkamer. Junto a essa atividade, também iniciou a divulgação cientifica através do seu canal no Youtube.
Durante a graduação foi vice-presidente do Centro Acâdemico (CA) Jeco von Puttkarmer, durante dois semestres, onde realizou eventos de divulgação de trabalhos realizados por graduandos em arqueologia na PUC Goiás para a comunidade.
Por meio de bolsas, com projetos de iniciações cientificas (IC), desenvolveu trabalhos nas áreas de bioarqueologia e cerâmica trabalhando em um sítio de grupos pré-coloniais da tradição arqueológica Una a partir de uma perspectiva bioarqueológica. Foi orientada pela Profa. Dra. Sibeli Viana e o Prof.Dr. André Strauss.
Seu trabalho foi a primeira análise sistemática de material arqueológico ósseo humano no curso de arqueologia da PUC Goiás junto com a parceria da Universidade de São Paulo (USP). Seus interesses são voltados a arqueologia pré-colonial brasileira.