Paleoantropologia (Evolução Humana)

Autor: JuCa

O termo Paleoantropologia, hoje, é utilizado para se referir à subárea da arqueologia responsável pelo estudo da Evolução Humana, ou mais especificamente, das espécies hominínias (com mair ênfase nas nossas espécies ancestrais e menor ênfase nos humanos modernos). As espécies estudadas pela paleoantropologia incluem todas aquelas ancestrais do gênero Homo até o nosso ancestral em comum com os bonobos e chimpanzés. É importante notar que a definição utilizada hoje para o termo “paleo-antropo-logia” difere da original, já que ela provém do grego, que significa estudo/discurso sobre humanos antigos. Neste sentido paleoantropologia e arqueologia seriam sinônimos, mas não é o caso. Enquanto a arqueologia estuda absolutamente tudo sobre a história biocultural dos seres humanos, a paleoantropologia é uma subárea focada nos ancestrais dos humanos modernos.

Sem título 3
Espécies hominíneas já descobertas. As mais recentes descobertas não constam na imagem acima.

Considerando a paleoantropologia como uma subárea ou disciplina da arqueologia, as teorias, métodos e técnicas científicas de pesquisa são absolutamente os mesmos. A diferença está apenas na maior antiguidade dos achados e na maior estudo de fósseis, já que os esqueletos de humanos modernos e hominínios mais recentes nem sempre passam por processo de fossilização.

Ainda que muitos estudos da paleoantropologia ganhem mais atenção pelo estudo dos fósseis, a partir de 3 milhões de anos o estudo dos hominínios também é extremamente focado no estudo dos artefatos de pedra lascada, pois é a partir deste período que eles passam a ser fabricados. Além disso, eles são muito mais numerosos que os fósseis e se preservam muito melhor, além de serem os mais antigos vestígios daquilo que consideramos como cultura material.

Sugestão de leituras para aprender sobre Paleoantropologia/Evolução Humana: