Um pequeno martelo que data do século XX foi encontrado recentemente na ilha dinamarquesa de Lolland. Mais de 1000 destes amuletos foram encontrados em todo o norte da Europa, mas o pingente de Lolland é o único com uma inscrição rúnica.
Este torshammere em particular (amuleto do martelo de Thor) foi encontrada em Kobelev e encaminhado para o arqueólogo Anders Rasmussen, do Museu Lolland-Falster, por Torben Christjansen.
Vestido para a proteção
Pingentes de martelo são interpretados como amuletos em forma de Mjölnir, o martelo de propriedade do deus nórdico, Thor. Homens e mulheres vikings, muitas vezes usavam o martelo de Thor para a proteção. “Era o poder de proteção do amuleto que contava, e muitas vezes vemos torshammere e cruzes cristãs aparecerem juntos, proporcionando dupla proteção“, disse Peter Pentz, um arqueólogo do Museu Nacional da Dinamarca.
Este objeto é fundido em bronze e tem traços de prata ou de revestimento de estanho, bem como revestimento de ouro, e é o primeiro a ser encontrado com runas inscritas. Pentz agradece ao desconhecido escritor da runa que é a última a confirmar que estes amuletos de fato retratam o martelo de Thor. Ao longo dos anos foram lançam dúvidas sobre se esses pequenos amuletos de fato representar um martelo. Alguns acreditam que a cabeça é muito curta, enquanto outros acreditam que o martelo não teria tido uma cabeça simétrica, como este. Talvez este achado ponha este debate especial para descansar, como a inscrição rúnica lê claramente: “Hmar x is” (“Este é um martelo”).
No entanto, a pessoa que inscreveu estas runas não era um escritor hábil, como a grafia correta deveria ter sido Hamar. Além disso, a runa “S” foi invertida.
Menos Formal
A descoberta também é interessante, porque a cultura escrita da era Viking é dominado pelas cerca de 260 pedras de runas encontradas em toda a Dinamarca e sul da Suécia. Outros itens inscritos, embora muito raros, podem dar uma impressão diferente da cultura escrita do que os textos rúnicos geralmente bem formalmente vinculados encontrados em monumentos.
O pequeno ornamento do martelo de Thor de Kobelev tem entrelaçamento de um lado da cabeça do martelo e a pequena inscrição rúnica do outro. As runas variam na altura de 3 a 7 mm, o que exigiu precisão para inscrevê-los para o objeto. Demorou algum tempo para compreender o real significado da inscrição; em parte porque as runas são muito pequenas, em parte devido à corrosão na superfície 1.100 anos no amuleto e também por causa da própria inscrição rúnica imperfeita.
As runas são traduzidas para o português moderno como “Martelo é” onde o X indica o separador entre as duas palavras. Isso se traduz em mais propriamente “Este é um martelo“. Isso pode indicar que o escritor era absolutamente alfabetizada, mas mesmo assim ainda conseguiu fazer uma inscrição caber em um espaço minúsculo.
Essa descoberta aponta para uma sociedade onde a alfabetização escrita foi respeitada, por isso o fato de que o criador do amuleto era capaz de escrever em tudo provendo ele/ela com status extra.
Além do torshammere, Torben também encontrou fragmentos de agulhas de prata e de um molde para fazer alfinetes. Estes resultados adicionais indicam que pode ter havido uma oficina de produção de joalheria nas proximidades e Anders Rasmussen não descarta a hipótese de que o martelo foi feito por um artesão local.
O Museu Lolland-Falster não tem planos para escavar o sítio Viking em Kobelev, mas em vez disso estão trabalhando com o Torben para continuar pesquisas de levantamentos detalhados local.
Curiosidades:
- Existem mais de 1000 amuletos em forma de martelo de Thor encontrados em toda a Escandinávia, nas Ilhas Britânicas, Rússia e no Báltico.
- A grande maioria dos amuletos do martelo de Thor são peças sem decoração simples, feitas de ferro ou prata, embora seja conhecidos 100 decorados.
- O Amuleto servia para proteger o usuário.
- O martelo Mjolnir foi forjado pelos anões Brok e Sindri e teve a propriedade mágica de sempre acertar o alvo e, em seguida, retornar para a mão de Thor.
- De acordo com o “Trymskvadet” o gigante Trym roubou o martelo de Thor e só devolveria se ele tivessw Freyja como esposa. Thor se disfarçou como Freyja, vestindo suas roupas, e durante a recepção do casamento, ele recuperou Mjolnir e, em seguida, matou Trym e toda a sua família.
FONTE: Past Horyzons
[…] Arqueologia e Pré-História: O Pequeno Martelo de Thor com Inscrições Rúnicas […]
[…] Arqueologia e Pré-História: O Pequeno Martelo de Thor com Inscrições Rúnicas […]
Republicou isso em Mistérios da Antiguidade.