Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

O Pequeno Martelo de Thor com Inscrições Rúnicas

Um pequeno martelo que data do século XX foi encontrado recentemente na ilha dinamarquesa de Lolland. Mais de 1000 destes amuletos foram encontrados em todo o norte da Europa, mas o pingente de Lolland é o único com uma inscrição rúnica.

Este torshammere em particular (amuleto do martelo de Thor) foi encontrada em Kobelev e encaminhado para o arqueólogo Anders Rasmussen, do Museu Lolland-Falster, por Torben Christjansen.

Vestido para a proteção

Pingentes de martelo são interpretados como amuletos em forma de Mjölnir, o martelo de propriedade do deus nórdico, Thor. Homens e mulheres vikings, muitas vezes usavam o martelo de Thor para a proteção. “Era o poder de proteção do amuleto que contava, e muitas vezes vemos torshammere e cruzes cristãs aparecerem juntos, proporcionando dupla proteção“, disse Peter Pentz, um arqueólogo do Museu Nacional da Dinamarca.

Este objeto é fundido em bronze e tem traços de prata ou de revestimento de estanho, bem como revestimento de ouro, e é o primeiro a ser encontrado com runas inscritas. Pentz agradece ao desconhecido escritor da runa que é a última a confirmar que estes amuletos de fato retratam o martelo de Thor. Ao longo dos anos foram lançam dúvidas sobre se esses pequenos amuletos de fato representar um martelo. Alguns acreditam que a cabeça é muito curta, enquanto outros acreditam que o martelo não teria tido uma cabeça simétrica, como este. Talvez este achado ponha este debate especial para descansar, como a inscrição rúnica lê claramente: “Hmar x is” (“Este é um martelo”).

As duas faces do amuleto, com as runas na foto do lado esquerdo. Imagem: Museu Nacional da Dinamarca.

No entanto, a pessoa que inscreveu estas runas não era um escritor hábil, como a grafia correta deveria ter sido Hamar. Além disso, a runa “S” foi invertida.

Menos Formal

A descoberta também é interessante, porque a cultura escrita da era Viking é dominado pelas cerca de 260 pedras de runas encontradas em toda a Dinamarca e sul da Suécia. Outros itens inscritos, embora muito raros, podem dar uma impressão diferente da cultura escrita do que os textos rúnicos geralmente bem formalmente vinculados encontrados em monumentos.

O pequeno ornamento do martelo de Thor de Kobelev tem entrelaçamento de um lado da cabeça do martelo e a pequena inscrição rúnica do outro. As runas variam na altura de 3 a 7 mm, o que exigiu precisão para inscrevê-los para o objeto. Demorou algum tempo para compreender o real significado da inscrição; em parte porque as runas são muito pequenas, em parte devido à corrosão na superfície 1.100 anos no amuleto e também por causa da própria inscrição rúnica imperfeita.

As runas são traduzidas para o português moderno como “Martelo é” onde o X indica o separador entre as duas palavras. Isso se traduz em mais propriamente “Este é um martelo“. Isso pode indicar que o escritor era absolutamente alfabetizada, mas mesmo assim ainda conseguiu fazer uma inscrição caber em um espaço minúsculo.

Thor luta com os gigantes. Pintura de Mårten Eskil Winge

Essa descoberta aponta para uma sociedade onde a alfabetização escrita foi respeitada, por isso o fato de que o criador do amuleto era capaz de escrever em tudo provendo ele/ela com status extra.

Além do torshammere, Torben também encontrou fragmentos de agulhas de prata e de um molde para fazer alfinetes. Estes resultados adicionais indicam que pode ter havido uma oficina de produção de joalheria nas proximidades e Anders Rasmussen não descarta a hipótese de que o martelo foi feito por um artesão local.

O Museu Lolland-Falster não tem planos para escavar o sítio Viking em Kobelev, mas em vez disso estão trabalhando com o Torben para continuar pesquisas de levantamentos detalhados local.

Curiosidades:

  • Existem mais de 1000 amuletos em forma de martelo de Thor encontrados em toda a Escandinávia, nas Ilhas Britânicas, Rússia e no Báltico.
  • A grande maioria dos amuletos do martelo de Thor são peças sem decoração simples, feitas de ferro ou prata, embora seja conhecidos 100 decorados.
  • O Amuleto servia para proteger o usuário.
  • O martelo Mjolnir foi forjado pelos anões Brok e Sindri e teve a propriedade mágica de sempre acertar o alvo e, em seguida, retornar para a mão de Thor.
  • De acordo com o “Trymskvadet” o gigante Trym roubou o martelo de Thor e só devolveria se ele tivessw Freyja como esposa. Thor se disfarçou como Freyja, vestindo suas roupas, e durante a recepção do casamento, ele recuperou Mjolnir e, em seguida, matou Trym e toda a sua família.

FONTE: Past Horyzons

Anúncios

3 comentários em “O Pequeno Martelo de Thor com Inscrições Rúnicas

  1. Pingback: Mulheres Vikings também viajavam, revela estudo genético | Arqueologia e Pré-História

  2. Pingback: 8 mitos e fatos sobre os Vikings que podem te surpreender | Arqueologia e Pré-História

  3. Mistérios da Antiguidade
    01/09/2015

    Republicou isso em Mistérios da Antiguidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 30/06/2014 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: