Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Meteorito encontrado em contexto arqueológico na Polônia

Arqueólogos do Instituto de Arqueologia e Etnologia (IAE) em Szczecin, Polônia, descobriram um fragmento de meteorito dentre os restos de uma cabana que datam mais de 9.000 anos, em Bolków perto do lago Świdwie na Pomerânia Ocidental.

Sem título

Meteorito encontrado em contexto arqueológico. Foto de T. Galinsky

Trata-se de um fragmento de meteorito de pirita natural com forma cilíndrica e superfície porosa, com lados ondulados. Ele tem uma altura de 8 cm, largura de 5,3 cm na base, e 3,5 cm na parte superior.

O meteorito foi levado para o abrigo como um objeto especial, – que não é deste mundo -, o que deve ter sido óbvio para os homens contemporâneos, conhecedores de matérias-primas rochosas. A coisa tornou-se um objeto de crença, e talvez até de magia xamânica” – disse o Prof. Tadeusz Galinski do IAE, chefe do projeto de pesquisa. De acordo com o ele, este é o primeiro meteorito encontrado na história da arqueologia.

Segundo o professor, o fragmento descoberto é surpreendentemente pesado. “Além disso, a forma do perfil lateral sugere várias associações, a pessoa que o encontrou milênios atrás provavelmente viu nele uma forma misteriosa mundo dos espíritos” – acrescentou o cientista, sempre associando a descoberta a algum tipo de ritual.

A descoberta foi acompanhada por inúmeros instrumentos de pedra, madeira, osso e chifre, e um grupo de objetos associados com a cultura espiritual: um amuleto, uma ponta de lança de osso com o ornamento gravado e um artefato denominado como varinha mágica feita de chifre, decorado com motivos geométricos.

Além dos restos da cabana principal, que continha o meteorito, os arqueólogos descobriram uma segunda com estrutura quase idêntica. Em ambas, escavadas na camada de turfa, na parte central foram preservados vestígios de fogueiras.

Escavações em Bolków são realizadas há vários anos. A descoberta do meteorito foi feita durante o trabalho do ano passado, mas só agora, graças a estudos especializados, os pesquisadores foram capazes de determinar a origem do objeto incomum.

O projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior no âmbito do Programa Nacional para o Desenvolvimento de Ciências Humanas, da Polônia.

FONTE: PAP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 01/07/2014 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: