É com imenso prazer que divulgamos, hoje, o episódio Nº 10 do projeto Arqueologia em Ação!
Nesta entrevista conversamos com o Dr. Bruce Bradley. Bradley é arqueólogo e professor de pré-história na Universidade de Exeter, Inglaterra. Sua atual linha de pesquisa é o Povoamento das Américas. Suas pesquisas enfatizam a tecnologia de indústrias líticas do Pleistoceno e do Holoceno inicial, e é especialista nas indústrias da cultura arqueológica Clovis, além de ser um exímio lascador.
Bradley respondeu algumas perguntas sobre as rotas de chegada das primeiras pessoas ao continente Americano, sobre os sítios mais antigos, e sobre a cultura Clovis. Como bônus, Bradley ainda apresentou alguns exemplos de pontas bifaciais da cultura Clovis e explicou as principais diferenças entre elas em cada região da América do Norte.
Bruce Bradley é um dos principais autores do livro “Across the Atlantic Ice, the origins of America’s Clovis Culture“, no qual ele e Dennis Stanford defendem a hipótese de uma possível rota de ocupação vinda da Europa há 20 mil anos atrás. Apesar de muito controversa, sua hipótese é baseada em inúmeras evidências arqueológicas. Na nossa entrevista ele fala um pouco sobre esta hipótese, e sobre a necessidade de mais evidências, mais pesquisas e mais arqueólogos.
Assista o episódio abaixo:
Produção: João Carlos Moreno de Sousa, Marcos Paulo Ramos
Trilha sonora: Bolo Punch (Free Play Music)
Entrevista realizada em 22 de maio de 2014, na oficina de lascamento do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Universidade de São Paulo (USP).
Uhuuuuuuuuuuuul! Entrei como produtor! hauhauhauhahu
[…] Arqueologia em Ação – Entrevista com Dr. Bruce Bradley (Universidade de Exeter), sobre o povoamento das Américas […]
bacana! muito claro!
não sabia destas ideais do Bruce por ele mesmo. rsrs
e comentário gay: da hora a camisa! hahaha