Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

V Encontro Regional dos Estudantes de Arqueologia do Nordeste do Brasil (EREArq-NE)

Sem título

 

O V Encontro Regional dos Estudantes de Arqueologia do Nordeste do Brasil – EREARQ que será sediado no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, na cidade do Recife/PE, no período de 29 de Julho a 03 de Agosto de 2013, é um evento realizado anualmente desde 2009 e tem por objetivo promover a diversificação do conhecimento acadêmico e criar um ambiente de integração entre os participantes do evento. Nele reúnem-se os estudantes de Arqueologia da Região Nordeste, e os demais cursos interessados.

Essa edição do evento tem como tema: Arqueologia na Sociedade, na Educação e no Turismo, e busca debater a inserção do conhecimento arqueológico na sociedade, de forma que o mesmo não se restrinja apenas a academia, discutir a aproximação da população com a pesquisa arqueológica e a produção do conhecimento, integrar os estudantes e pesquisadores da região nordeste para uma ampliação do conhecimento e das discussões políticas sobre a regulamentação da profissão.

O EREARQ-NE (Encontro Regional dos Estudantes de Arqueologia do Nordeste) teve sua primeira edição no ano de 2009 realizado na cidade de Laranjeiras – SE, na Universidade Federal de Sergipe com o tema: Arqueologia no Nordeste: desafios e perspectivas. As outras edições anteriores do EREARQ foram: em 2010 novamente na Universidade Federal de Sergipe, com o tema: O futuro profissional da arqueologia: a regulamentação e os campos de atuação; no ano de 2011, em Teresina, na Universidade Federal do Piauí com o tema: Um futuro para o nosso passado: Parâmetros para a formação do profissional em arqueologia no Brasil; e em 2012, na cidade de São Raimundo Nonato, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara com o tema: Arqueologia Pública: Ciência, Patrimônio e Sociedade. Os temas abordados nessas edições anteriores contribuíram para o amadurecimento e fortalecimento do ensino de graduação e fomentaram a atuação de profissionais de Arqueologia no Nordeste e no Brasil.

Esses eventos que visam o encontro de estudantes de arqueologia do Nordeste para discussões políticas, apresentações de trabalhos científicos entre outros, estão ganhando espaço e novos olhares em diferentes setores da sociedade por mostrarem mudanças no campo das abordagens da arqueologia, principalmente em seu caráter social.

Fonte: http://verearqne2013.wix.com/erearqvrecife

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/05/2013 por em Eventos.
%d blogueiros gostam disto: