Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

XVII Congresso da SAB – Arqueologia sem Fronteiras. Repensando espaço, tempo e agentes.

Sem título

Atenção: O prazo para inscrições de trabalhos em Simpósios Temáticos, Comunicações Avulsas, Pôsteres, Exibições Audiovisuais e Lançamento de Livros foi prorrogado até o dia 12 de maio.

A Sociedade de Arqueologia Brasileira tem a satisfação de convidar para o XVII Congresso da SAB – Arqueologia sem Fronteiras. Repensando espaço, tempo e agentes, evento que ocorrerá de 25 a 30 de agosto de 2013 na orla de Atalaia, em Aracaju – SE.

O campo da Arqueologia, tradicionalmente identificado com o estudo do passado vem, nas últimas décadas, redefinindo os limites de sua atuação. Não obstante o fato de que a origem da palavra “arqueologia”, e da própria disciplina, implique a relação estreita com o passado, houve um alargamento semântico, teórico e metodológico no campo.  A fluidez dos contornos epistemológicos da disciplina revigorou as pesquisas arqueológicas ao redor mundo, trazendo à luz novos objetos e novos agentes na construção do passado e do presente. É nessa perspectiva que se inserem as reflexões sobre a arqueologia do mundo contemporâneo, esgarçando os domínios do tempo. A dimensão do espaço, também ampliada pelas novas abordagens da Arqueologia, tem promovido inovador debate que inclui a pesquisa de sítios subaquáticos e de “sítios espaciais”, configurados a partir da constituição da cultura material espacial como patrimônio. E se o tempo e o espaço foram redefinidos no âmbito da Arqueologia, os agentes neles envolvidos também se transformaram. O reconhecimento das narrativas nativas sobre o passado, a noção de imbricamento entre as pessoas e as coisas do passado/no passado, e a incorporação do domínio do sensível na Arqueologia, têm provocado o surgimento de novas interpretações sobre o registro arqueológico e sobre as relações estabelecidas entre o patrimônio arqueológico e os diferentes agentes interessados no passado. Nessa perspectiva se inserem estudos sobre a agência humana na construção das paisagens do passado, o papel ativo dos objetos na vida social e a incorporação dos sentidos nas interpretações do passado e na construção do presente, a partir da cultura material.
Nesse sentido, a escolha do tema do congresso “Arqueologia Sem Fronteiras: repensando espaço, tempo e agentes”, ao estar em consonância com os mais recentes debates da arqueologia contemporânea mundial, visa discutir essas abordagens no âmbito da Arqueologia Brasileira e refletir sobre a constituição de uma “Arqueologia Sem Fronteiras” no Brasil. Para tanto, a programação do evento conta com cinco conferencistas internacionais, três fóruns de discussão, a quarta edição do Encontro do Iphan com os/as Arqueólogos/as e cerca de quarenta simpósios temáticos, além de sessões de comunicações avulsas, pôsteres, lançamentos de livros e exibições audiovisuais.
O XVII Congresso da SAB acontecerá entre 25 e 30 de agosto de 2013, nas dependências dos hotéis Mercure, Radisson e Aquarius, na Praia de Atalaia, em Aracaju.
Fonte: http://www.xviicongresso.sabnet.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/05/2013 por em Eventos.
%d blogueiros gostam disto: