Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Complexo de enterramentos de 2.000 anos encontrado no México

A sepultura com os restos ósseos de cerca de 28 indivíduos, cuja antiguidade é estimada em torno de 1.500 e 2.500 anos, foi descoberto por arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), a leste da cidade de Colima. A quantidade de esqueletos encontrados aqui levam os arqueólogos a acreditar que este é um local de sepultamento pré-hispânica relacionados às culturas ocidentais.

2,000 year old burial complex found in Mexico
Marco Zavaleta Lucido, um arqueólogo do Centro INAH em Colima, explicou que, nesta área, de cerca de 114 metros quadrados [374,01 pés quadrados], tem enterros distribuídos dentro e fora do eixo de uma tumba. A tumba consiste de um complexo funerário composto por um poço vertical de profundidade variável que leva a um cofre onde os mortos estavam depositados. Dentro desta tumba eles localizaram os restos ósseos de 10 indivíduos. Em torno dele, encontraram outros 16 enterros, dois dos quais são duplos com dois esqueletos.

No início, eles identificaram os enterros por causa dos grupos de estranhos de rocha que foram usados ​​para cobri-los, eles também encontraram evidências de material cerâmico que nos levou mais fundo na investigação“, explicou Marco Zavaleta. “No enterro de centro, eles descobriram um túmulo de eixo único, singular, porque o seu eixo (1,2 metros [3,9 pés] de profundidade) foi coberto por uma mistura de lama, que não tinha sido encontrado em Colima. O acesso da tumba é um eixo com um 70 centímetros [27,55 polegadas] de diâmetro, localizado a 80 centímetros [31,49 polegadas] debaixo da rua. Final do eixo é decorado com um trampolim orientado de oeste para leste, que permite o acesso ao cofre. O cofre contém uma grande quantidade de ossos empilhados em desordem, a partir do qual foram identificados oito crânios. No entanto, pela grande quantidade de restos ósseos, é possível que possa haver mais de 10 pessoas “.

2,000 year old burial complex found in Mexico

Rosa Maria Flores, antropóloga física do INAH, detectou uma perfuração perfeitamente redonda no templo de um dos crânios, que serão estudados em detalhe no Laboratório de Antropologia no Museu Regional em Colima, para confirmar que era uma trepanação e analisar os motivos por trás de sua realização.

De acordo com o arqueólogo, o túmulo do eixo realizou mais de 20 ofertas de cerâmica, entre eles: panelas, tigelas, pratos, incensários e duas tigelas vazias em forma de cães. “Por associação com as peças-características nesta entidade são conhecidas do estilo Comala, os restos ósseos deve datar dos primeiros 500 anos depois de Cristo“, explicou o arqueólogo.

2,000 year old burial complex found in Mexico

Especialistas do INAH consideram o fato de que este espaço funerário poderia ter sido usado mais de uma vez “, talvez como um tipo de cripta da família, onde foram depositados após a morte“, também, dada a construção do túmulo e da incorporação de ofertas essas pessoas poderiam ter pertencidoà elite, embora habituais enfeites de acompanhamento não foram encontrados, com a exceção de algumas contas verdes encontradas nas proximidades de um dos crânios.

Ao redor do túmulo, dois metros de distância, eles encontraram uma grande quantidade de enterros, que correspondem aos poços que foram escavados em Tepetate calcário. Marco Zavaleta indicou que até agora eles só têm investigado as áreas norte e sul, onde se recuperaram 16 enterros, dois deles duplos.

É importante mencionar que seis dos 16 enterros – contando com os enterros duplos – contém oferendas, como objetos de cerâmica (vasos, tigelas, copos e antropomórficas estatuetas antropomórficas femininas com saias curtas, tanga e um cocar), juntamente com os marcadores de túmulos no parte superior, que destaca-os entre os outros espaços funerários e sugere que estes poderiam ter sido os indivíduos com um alto ranking social.

 

Fonte: http://archaeologynewsnetwork.blogspot.com.br/2013/05/2000-year-old-burial-complex-found-in.html#.UZBDq7Vll1B

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13/05/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: