Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Arte da Era do Gelo: A Chegada da Mente Moderna

Foi adiada até o dia 03 de junho de 2013 a exposição chamada Ice Age Art: arrival of the modern mind, realizada pelo The British Museum.

(Figura feminina de Dolni Vestonice, a figura de cerâmica mais antiga do mundo)

Assista ao clipe The Female Gaze (A Contemplação Feminina), do The British Museum clicando no link: http://www.britishmuseum.org/whats_on/exhibitions/ice_age_art/about_the_exhibition/the_female_gaze.aspx

Resumo divulgado pelo British Museum:

“Uma exposição de 40 mil anos em realização.

Descubra obras-primas da última Era do Gelo  de toda a Europa neste show inovador. Criado por artistas com mentes modernas como a nossa, esta é uma oportunidade única de ver as mais antigas esculturas, desenhos e retratos, mais conhecidas do mundo.

Estas peças excepcionais serão apresentadas ao lado de obras modernas de Henry Moore, Mondrian e Matisse, ilustrando o desejo fundamental do ser humano de se comunicar e fazer arte como forma de compreensão de nós mesmos e de nosso lugar no mundo.

A arte da Era do Gelo foi criada entre 40.000 e 10.000 anos atrás, e muitas das peças são feitas de marfim de mamute e chifres de rena. Eles mostram artistas hábeis praticando experiências com perspectivas, escala, volumes, luz e movimento, bem como a busca de conhecimento por meio da imaginação, a abstração e a ilusão.

Uma das mais belas peças da exposição é uma escultura de 23 mil anos de idade, de uma figura abstrata de Lespugue, França. Picasso era fascinado com esta figura e influenciou suas obras escultóricas em 1930.

Embora uma quantidade assombrosa de tempo nos separe desses artistas da Idade do Gelo, essas peças evocativas mostram que a criatividade e a expressão se mantiveram notavelmente semelhante em milhares de anos.”

Comentários feitos pela mídia:

“Nem mesmo Leonardo superou esse”
The Guardian

“Eu não me lembro da última vez que eu vi um show com tantos objetos raros e bonitos”
The Telegraph

“A exposição que todos devem ver”
The Times

“Surpreendente”
Metro

No site do museu britânico você pode ver o traileir da exposição e obter mais informações: http://www.britishmuseum.org/whats_on/exhibitions/ice_age_art.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19/05/2013 por em Eventos.
%d blogueiros gostam disto: