Arqueólogos dos EUA, Alemanha, Japão e Austrália chegaram ao Cazaquistão para estudar um sítio Paleolítico único em Zhambyl na região de Almaty, de acordo com relatos locais.
As escavações no local da Maibulak
O sítio de Maibulak, localizado a 50 km de Almaty, foi observado pela primeira vez há vários anos pelo reitor da escola de história, arqueologia e etnologia da Al-Farabi Kazakh National University Zhaken Taimagambetov.
O site em Zhetyssu é um dos poucos sítios do “homem primitivo” do mundo que foi preservada por uma camada de solo. As escavações no sítio tem ocorrido ao longo dos últimos 8 anos.
Hearth. Horizonte Arqueológico III
“Maibulak é algum tipo de transição do Mousteriense para o Paleolítico Superior. Este é o momento de transição do Neanderthal para o homem de Cro-Magnon. Este período é muito interessante para os investigadores estrangeiros“, disse Taimagambetov.
Segundo os pesquisadores, o sítio tem mais de 35.000 anos de idade. Os cientistas estão encontrando amostras que podem se tornar uma sensação.
Instrumentos Líticos do Paleolítico provenientes de Maibulak
“Estamos coletando o solo para realizar testes de laboratório. Informações sobre o clima do nosso planeta nos tempos antigos é muito importante para muitas ciências, incluindo a ecologia“, disse a PhD. Catherine Horton da Colorado University .
Especialistas notaram que esses sítios são uma base para a hipótese de que o território do Cazaquistão fazia parte do “caminho para o Oriente” durante a migração da população em todo o mundo.