Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Sítio Arqueológico de 35 mil anos desenterrado no Cazaquistão

Arqueólogos dos EUA, Alemanha, Japão e Austrália chegaram ao Cazaquistão para estudar um sítio Paleolítico único em Zhambyl na região de Almaty, de acordo com relatos locais.

35,000 year-old camp site unearthed in Kazakhstan
As escavações no local da Maibulak

O sítio de  Maibulak, localizado a 50 km de Almaty, foi observado pela primeira vez  há vários anos pelo reitor da escola de história, arqueologia e etnologia da Al-Farabi Kazakh National University Zhaken Taimagambetov.

O site em Zhetyssu é um dos poucos sítios do “homem primitivo” do mundo que foi preservada por uma camada de solo. As escavações no sítio tem ocorrido ao longo dos últimos 8 anos.

35,000 year-old camp site unearthed in Kazakhstan
Hearth. Horizonte Arqueológico III

Maibulak é algum tipo de transição do Mousteriense para o Paleolítico Superior. Este é o momento de transição do Neanderthal para o homem de Cro-Magnon. Este período é muito interessante para os investigadores estrangeiros“, disse Taimagambetov.

Segundo os pesquisadores, o sítio tem mais de 35.000 anos de idade. Os cientistas estão encontrando amostras que podem se tornar uma sensação.

35,000 year-old camp site unearthed in Kazakhstan
Instrumentos Líticos do Paleolítico provenientes de Maibulak

Estamos coletando o solo para realizar testes de laboratório. Informações sobre o clima do nosso planeta nos tempos antigos é muito importante para muitas ciências, incluindo a ecologia“, disse a PhD. Catherine Horton da Colorado University .

Especialistas notaram que esses sítios são uma base para a hipótese de que o território do Cazaquistão fazia parte do “caminho para o Oriente” durante a migração da população em todo o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22/05/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: