Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Encontrado Paraíso Grego dos Neandertais de 100 mil anos atrás.

Por  JENNIFER VIEGAS

Arqueólogos descobriram um bonito paraíso do mar grego que foi habitado por gerações de homens de Neanderthal até 100.000 anos atrás, de acordo com um novo estudo.

Esta determinada população viveu no sítio conhecido como The Kalamakia Middle Paleolithic Cave na península de Mani, sul da Grécia.

Anteriormente, apenas um outro dente Neanderthal sugeriu que eles viveram na Grécia.

Katerina Harvati, chefe da paleoantropologia da University of Tübingen’s Senckenberg Center for Human Evolution and Paleoenvironments, estudou os restos e identificou vários neandertais representados por uma criança, um adolescente e adultos de ambos os sexos. Não está claro se todos eram parentes.

Os neandertais escolheram um lugar pitoresco para se viver, com a área de Mani até hoje atraindo turistas.

O sítio está muito perto do mar“, disse Harvati, principal autora do estudo, publicado no Journal of Human Evolution. “Durante os tempos glaciais o nível do mar era mais baixo, de modo que provavelmente haveria uma planície costeira exposta em frente ao local. Este habitat seria ideal para os tipos de animais que os seres humanos caçavam“.

Veados e cabras eram dois desses animais comidos pelos Neandertais e, mais tarde, os seres humanos modernos. Os neandertais parecia ter um carinho especial por carne de tartaruga. As conchas de crustáceos – também – na sua maioria foram todos reciclados e transformados em ferramentas, como instrumentos para raspagem.

O desgaste dentário sugere que os neandertais desfrutaram de uma dieta variada, composta por frutos do mar, carnes e plantas. Estudos sobre os neandertais de outros locais sugerem que eles eram principalmente carnívoros, mas parece que eles apenas se aproveitaram de todos os alimentos que estavam disponíveis.

Os restos mortais ainda sugerem que os neandertais habitaram cavernas, sempre que possível, talvez pulando de caverna em caverna ao longo da costa ocidental da península de Mani.

A identificação de dentes e ossos de Neandertal representando inúmeros indivíduos em Kalamakia Cave suporta a ocorrência comum da espécie humana no sul da Grécia“, disse Eric Delson, um paleontólogo do Lehman College of the City University of New York, ao Discovery News.

Ele acrescentou: “Isso não é inesperado, dada a sua presença ao longo da zona costeira do Mediterrâneo a partir de Gibraltar através da Espanha, França, Itália, Croácia e Israel, Síria e outras partes do Levante, no Oriente Médio. Espero o novo projeto de trabalho de campo de Harvati para recuperar fósseis adicionais de sítios gregos, que ainda não forneceram restos humanos, e espero ver espécimes mais completos no futuro“.

Como diz o ditado, todas as coisas boas devem chegar a um fim, e, no caso dos neandertais parece ter sido um fim abrupto. A espécie inteira foiextinta cerca de 30.000 anos atrás. Harvati especula que esta parte da Grécia poderia ter sido um refúgio para os neandertais. Os seres humanos estavam provavelmente na região cerca de 40.000 anos atrás.

Ainda há outros pesquisadores que acreditam que os neandertais foram simplesmente absorvidos pela cultura humana, devido à miscigenação. A cultura única dos neandertais, no entanto, desapareceu para sempre.

 
FONTE: http://news.discovery.com/human/evolution/neanderthal-greek-paradise-130522.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 23/05/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: