Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Morfologia de Pé de Homo ergaster/erectus Baseada em Pegadas de 1,5 milhões de anos em Ileret, Quênia

Segue abaixo o resumo do artigo publicado na Science, e disponibilizado para download por um dos co-autores.

RESUMO: Pegadas de hominídeos oferecem evidências sobre a marcha e forma do pé, mas a sua escassez, combinada com um registro fóssil hominídeo inadequado, dificulta a pesquisa sobre a evolução da marcha humana. Aqui, foram identificadas pegadas de hominídeos em duas camadas sedimentares datados em 1,51 – 1,53 milhões de anos atrás em Ileret, Quênia, fornecendo a mais antiga evidência de uma anatomia de pé moderno essencialmente humano, com um hallux relativamente aduzido, arco longitudinal medial, etc. O tamanho das pegadas de Ileret é consistente com a estatura e o corpo estimados de massa de Homo ergaster / erectus, e essas estampas também são morfologicamente distintas das 3,75 milhões de anos de idade, pegadas de Laetoli, na Tanzânia. As estampas Ileret mostram que há cerca de 1,5 Ma, hominídeos evoluíram uma função essencialmente moderna de pé humano e estilo de locomoção bípede.

Link para download: http://www.academia.edu/2718725/Early_hominin_foot_morphology_based_on_1.5-million-year-old_footprints_from_Ileret_Kenya

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 26/05/2013 por em Artigos.
%d blogueiros gostam disto: