Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Zooarqueologia: A Evidência Mais Antiga de Carniçaria Hominínea (Artigo para download)

Figure 1 Location of Kanjera along the modern shoreline of Lake Victoria, East Africa.

Está disponível o artigo abaixo para download:

Ferraro JV, Plummer TW, Pobiner BL, Oliver JS, Bishop LC, et al. (2013) Earliest Archaeological Evidence of Persistent Hominin Carnivory. PLoS ONE 8(4): e62174. doi:10.1371/journal.pone.0062174

 

Figure 2 Bone surface modifications.

 

Resumo traduzido:

O surgimento da tecnologia lítica há 2,6 milhões de anos atrás é frequentemente interpretada como um correlato cada vez mais recorrente de aquisição hominínea  e consumo de restos de animais. Evidências de fauna associada, no entanto, estão mal conservadas antes de 1,8 milhões de anos atrás, limitando nossa compreensão dos antigos humanos carnívoro do Olduvaiense. Aqui, vamos detalhar três grandes assentamentos zooarqueológicos bem preservados em Kanjera do Sul, Quênia. Os assentamentos datam de 2,0 milhões de anos atrás, pré-datando todas as arqueofaunas publicadas anteriormente de tamanho apreciável. No Kanjera, há evidências claras de que hominíneos do Olduvaiense adquiriram e processaram numerosas e relativamente completas carcaças de pequenos ungulados. Além disso, eles tinham pelo menos acesso ocasional para os restos de carne de animais de grande porte. O registro geral das atividades de hominíneos é consistente com a seqüência estratificada – que abrange centenas de milhares de anos – e fornece a mais antiga evidência arqueológica de envolvimento hominíneo sustentada com restos de carne animal, uma adaptação de forrageamento central para muitos modelos de evolução hominínea.

 

Link para acesso ao artigo: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0062174

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28/05/2013 por em Artigos.

Siga-nos no Facebook, e acesse mais conteúdo

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: