Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Repatriação: Artefatos Gregos de escavações ilegais serão devolvidos pela Alemanha

Milhares de antiguidades gregas retiradas da Grécia durante a Segunda Guerra Mundial, serão devolvidas pela Alemanha, em junho, o Ministério da Cultura confirmou nesta quarta-feira.

De acordo com um documento enviado ao parlamento pelo ministro da Cultura Kostas Tzavaras, o museu Pfahlbaumuseum devolverá à Grécia 8.000 fragmentos de cerâmica da era neolítica, que foram escavados ilegalmente em 1941 perto Velestino, Tessália.

Pfahlbaumuseum é um museu ao ar livre arqueológico no sul da Alemanha, composto por reconstruções de casas de palafitas do Neolítico e da Idade do Bronze.

A Direção-Geral do ministério de antiguidades está coletando dados para todas as antiguidades ilegalmente retirados da Grécia durante a ocupação alemã.

A repatriação dos artefatos culturais gregos está entre as demandas da Grécia para as reparações alemãs da Segunda Guerra Mundial, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Os dois ministérios estão trabalhando juntos na formação de uma rede de cooperação internacional através da assinatura de acordos bilaterais para a proteção dos bens culturais e para a prevenção do tráfico de artefato. A Grécia já assinou acordos com a Suíça, China, os EUA e a Turquia e as negociações estão em andamento com vários outros países, para a assinatura de acordos semelhantes.

De 2009 a 2012 a direção do Ministério da Cultura para antiguidades repatriou 278 artefatos culturais e várias caixas de material osteológico da Grécia

 

FONTE: http://www.enetenglish.gr/?i=news.en.society&id=1061

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 29/05/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: