Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Patrimônio Arqueológico do Peru AMEAÇADO!

Nota do JuCa: Por favor, repassem a mensagem abaixo!

—————————

Saudações,

arqueólogos e pesquisadores de diferentes nacionalidades que vêm para investigar o maravilhoso legado arqueológico do Peru.

Somos um grupo de arqueólogos e estudantes de arqueologia peruanos que gostariam de compartilhar com vocês a nossa profunda preocupação com as leis promulgadas recentemente pelo governo peruano que vai afetar gravemente o patrimônio arqueológico do nosso país. O governo de Ollanta Humala emitiu o Decreto Supremo 054-2013-PCM, que simplifica o tempo de tramitação do certificado de ausência de vestígios arqueológicos (CIRA), que o Ministério da Cultura pede a todas as empresas que querem trabalhar em áreas específicas do território. Ao simplificar este procedimento, substitui-se a Avaliação de Projetos Arqueológico anterior (EAP), que foi o estudo encomendado para avaliar se eles tinham ou não sítios arqueológicos nas áreas solicitadas, e também anula a supervisão que os próprios arqueólogos do Ministério da Cultura faziam nesses terrenos, para verificar a existência de restos mortais. Portanto, estes CIRA serão emitidas a partir de 1 de junho deste ano de uma forma simples, sem qualquer verificação em campo da presença ou ausência de sítios arqueológicos. Considerando-se (e algo que você tenha sido capaz de corroborar) a enorme densidade de sítios arqueológicos em todo o território peruano, e somado ao fato de que, infelizmente, o Ministério da Cultura do Peru não tem um registo oficial de todos esses sítios arqueológicos, muito menos determinado suas áreas de extensão, sua delimitação e inscrição no Registro Público para a proteção ideal, é que consideramos que a aplicação deste decreto vai se tornar uma das mais graves violações do patrimônio arqueológico do Peru, e que a grande maioria dos sítios arqueológicos desprotegidos e em risco de destruição, uma forma oficial pelo governo peruano. Muitos dos sítios arqueológicos que vocês investigam e que fizeram grandes contribuições para a ciência, não apenas global, mas também peruana, poderiam ser seriamente afetados, recortados ou mesmo destruídas por este Decreto e outro emitido após (Decreto Supremo 060 -2013-PCM). Pense também na grande maioria dos sítios não-monumentais, mas que contêm dados científicos (acampamentos, lixões, oficinas, edifícios residenciais, cemitérios, etc.) que podem desaparecer, muitas delas sem sequer saber que existiam. É por isso que pedimos o seu apoio na campanha que estamos organizando em Lima e outras cidades para exigir que o governo peruano revogue estas leis, pois é um ataque sério sobre a cultura do nosso país. Queríamos perguntar se você poderia informar e compartilhar às instituições em que você trabalha, universidades, museus, centros de pesquisa, organizações científicas e até mesmo para os governos dos seus países e aplicar pressão sobre o governo peruano para revogar permanentemente os decretos, que vai fazer danos irreversíveis para o conhecimento de um dos seis centros da civilização do mundo. Esperamos sua compreensão e ajuda.

Atenciosamente:
COLETIVO DE DEFESA DO PATRIMÕNIO – PERU

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19/06/2013 por em Nota.

Siga-nos no Facebook, e acesse mais conteúdo

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: