Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Casal canadense encontra esqueleto de 400 anos atrás, e pode ter que pagar mais de 5mil dólares por isso

Por  , do The Huffington Post

Um casal canadense que descobriu o antigo esqueleto de uma mulher indígena também podem ter de pagar os milhares de dólares que custam a escavar os restos históricos.

Primeiramente, o cidadão de Ontário, Ken Campbell, achava que os ossos que ele desenterrou enquanto colocava em um novo muro, no início de junho, poderiam ser de um antigo esqueleto de animal. Mas a esposa de Campbell, Nicole Sauve, não tinha tanta certeza.

Eu disse: ‘Eles não são ossos de animais, Ken. Vamos cavar um pouco mais e ver o que podemos encontrar ‘”, disse Sauve. E ela estava certa.

Os restos pertenciam a que os pesquisadores agora acreditam que era uma mulher indígena que morreu entre o inicio dos anos de 1600 e o final dos anos de 1500 com cerca de 24 anos de idade.

Autoridades policiais locais isolaram a cena enquanto um antropólogo forense e médico legista local foram trazidos para investigar vestígios, que agora foram identificados como um crânio, fêmur e costelas.

O Secretário local de Cemitérios Mike D’Mello disse que a mulher, que pode ser um parente distante da vizinha Aamjiwnaang First Nation, tinha sido enterrada em um sepultamento superficial “pit”, que é característica de sepultamentos indígenas.

Embora entusiasmado com a descoberta, Campbell e Sauve disseram que agora podem ter que pagar caro pela escavação dos restos mortais, apelidada de “Sephira”, de Sauve. A Lei de 2002 de Ontário de Funerais, Sepultamentos e Cremação, determina que os proprietários são responsáveis ​​pelos custos de tal avaliação.

“Estou devastada por isso”, disse Sauve sobre revelação. “Eu fiz a coisa certa. Eu poderia ter enterrado ela de novo.”

O casal apelou para as autoridades locais, em um esforço para evitar pagar uma conta estimada entre 5.000 e 7.500 dólares.

Nesse meio tempo, os ossos, que Sauve originalmente queria manter, foram re-enterrados em um cemitério especial da First Nation após uma cerimônia tradicional realizada por membros da First Nation.

 

FONTE: http://www.huffingtonpost.com/2013/06/17/couple-finds-ancient-skeleton-in-yard-5000-excavation-bill_n_3454458.html

 

Mais informações sobre o caso:

The Star: http://www.thestar.com/news/canada/2013/06/15/400yearold_skeleton_of_aboriginal_woman_found_in_sarnia_backyard_costs_couple_5000.html

The Observer: http://www.theobserver.ca/2013/06/12/point-edward-homeowners-still-left-with-tab-for-archeological-assessment-and-reinterment

The Observer: http://www.theobserver.ca/2013/06/05/discovery-made-tuesday-in-point-edward

Blackburn News: http://blackburnnews.com/sarnia/sarnia-news/2013/06/12/pt-edward-remains-moved/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20/06/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: