Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR recebe exposição “Cores do Xingu”

Abertura contará com apresentação de concerto realizado por integrantes do Madrigal da UFPR.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) inaugura às 18h na sexta-feira, 5 de julho, a mostra “Cores do Xingu”. Fruto de uma parceria com o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da cidade de Tupã-SP, o objetivo da exposição é colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque da região do Xingu, reserva situada ao norte de Mato Grosso, que abarca uma população de cerca de 5.500 índios de quatorze etnias diferentes. Busca-se assim promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil por meio de fotografias dos povos xinguanos e as peças de acervo do MAE. O evento acontece em sua sede em Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.

Na ocasião da abertura, a profª do DEAN/UFPR etnóloga Laura Pérez Gil ministrará uma breve palestra sobre o tema . Além disso, o Quarteto Líberi, integrantes do Madrigal da UFPR, apresentará um concerto de peças populares e eruditas de temática indígena, com composições de Villa Lobos e cantos coletados e arranjados por Marlui Miranda e Marcos Leite.

A mostra é composta por painéis fotográficos e instalações em voil, com imagens feitas pela fotógrafa Bárbara Avelino e curadoria de Diná Jobst, ambas vinculadas ao Museu Índia Vanuire. Junto a esse material, a parceria expositiva prevê a associação de diversas peças xinguanas do acervo do MAE sob curadoria da profª Laura Pérez Gil, relacionadas com os quatro rituais que são objeto da exposição. As imagens, os textos e os objetos expostos oferecem um panorama sobre a vida ritual entre os povos do Alto Xingu, com um importante valor documental no que diz respeito à sociabilidade indígena e de grande apelo estético pela beleza de ornamentos, pintura corporal, música e danças.

A exposição “Cores do Xingu” é uma mostra itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, em Tupã-SP. A exposição agora acontece em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. O museu fica aberto de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h.

Serviço
“Exposição Cores do Xingu ”
Data: de 05 de julho a novembro de 2013
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá – PR
Mais informações: Curitiba: (41) 3313-2042 / Paranaguá: (41) 3721-1200

 

FONTE, Página do museu no Facebook: https://www.facebook.com/MAEUFPR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/07/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: