Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Ruínas de pirâmides e sepultamentos encontrados no México

Por Megan Gannon, do Live Science.

Esses artefatos pré-colombianos foram encontrados em Jaltipan, no México. CRÉDITO: Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH)

As obras de construção no leste do México expuseram um antigo assentamento, incluindo 30 esqueletos e as ruínas de uma pirâmide, que se acredita ser de até 2.000 anos de idade, anunciaram arqueólogos.

No local das sepulturas, na cidade de Jaltipan, a sudeste de Veracruz, os arqueólogos também encontraram figuras de barro, contas de jade, espelhos e restos de animais, de acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Os investigadores acreditam que o local foi ocupado por todo o primeiro século dC até 600 ou 700 dC. Pouco se sabe sobre as pessoas que viviam lá. Os esqueletos estão separados para análises onde os pesquisadores podem aprender sobre como eles foram tratados no enterro.

Tudo o que se sabe até agora é que, dos 30 sepultamentos, dois pelo menos pertencem a crianças“, explicou o arqueólogo Alfredo Delgado, em uma declaração do INAH.

Arqueiteturas de pedras monumentais tem raramente sido encontrados em Veracruz, dizem os arqueólogos. Os restos desta antiga pirâmide foram descobertos em Jaltipan. CRÉDITO: Instituto Nacional de Antropologia e História

Chifres de veado e ossos que podem pertencer a cães, coiotes, veados, peixes e aves foram enterrados com os corpos, talvez como companheiros animais para o submundo, disseram os pesquisadores. Há também evidências de que os habitantes do local eram coletores de fósseis, entre os inúmeros vestígios pré-históricos eram os dentes fossilizados de um longo extinto tipo de tubarão Megalodon.

Os artefatos encontrados no local representam mais do que uma cultura. Algumas figuras e alvenaria parecem Maia, enquanto também houve cerâmica que parece que veio da antiga cidade de Teotihuacan, dizem os pesquisadores.

As análises vão permitir-nos para ver se este local era multicultural, como é indicado pelos materiais encontrados, ou se os habitantes eram todos do mesmo tipo genético“, disse Delgado.

A pirâmide encontrada em uma colina, perto dos enterros, é feita de lajes de pedra e tem 12 metros de altura e parece Maia ou Tajin no estilo, acreditam os pesquisadores. Enquanto monumentos de pedra pré-colombianas foram encontrados em Los Tuxtlas e na Serra de Santa Marta, os arqueólogos dizem que este tipo de arquitetura de pedra antiga foi raramente encontrada na parte sul do estado de Veracruz.

A equipe diz que eles também descobriram tijolos Jaltipan semelhantes às encontradas em Comacalco, uma cidade maia a 120 quilômetros de distância na região de Tabasco.

FONTE: http://www.livescience.com/38155-ancient-graves-pyramid-mexico.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13/07/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: