O texto a seguir é uma tradução do artigo Nefertiti, Great Royal Wife and Queen of Egypt, da revista Archaeology (postado no site original em 16 de julho de 2013). Apesar do título, trata-se unicamente da pontuação de algumas sugestões de onde a rainha, que viveu durante a 18ª Dinastia (Novo Império), teria sido sepultada. Confiram:
————–
Nefertiti, Grande Esposa real e rainha do Egito
Na década de 1880, os moradores que viviam perto da antiga cidade egípcia de Amarna descobriram um grande túmulo na rocha com várias câmaras. Este foi um dos muitos túmulos em Amarna, mas o seu tamanho impressionante o distinguia dos outros. Infelizmente, o sepulcro, chamado Amarna 26, foi bastante danificado por saqueadores, como também pelo clima e o tempo, e muitos dos artefatos mais significativos foram removidos em algum momento na antiguidade ou mais recentemente. Relativamente pouco da decoração frágil da tumba está intacta. No entanto, tanto há suficientes artefatos com inscrições remanescentes – incluindo mais de 200 figurinhas shabti, uma caixa de alabastro e dois grandes sarcófagos de granito – que os arqueólogos estão razoavelmente certos que a tumba, também chamada de Tumba Real, pertenceu ao faraó Akhenaton e sua filha Meketaton, que viveram na 18ª Dinastia.
Mas a Tumba Real também contém uma terceira câmara inacabada, cujo residente real é desconhecido. Poderia ser talvez o túmulo da esposa de Akhenaton, Nefertiti? O egiptólogo Marc Gabolde da Paul Valéry University, que vem buscando pela tumba de Nefertiti, pensa desta forma. “Eu agora acredito que Nefertiti morreu poucos meses antes de Akhenaton e foi sepultada em Amarna, a despeito do fato que sua suíte na Tumba Real tenha ficado inacabada”.
Mas pelo menos outro pesquisador está menos certo disto. “Eu não acredito que ela foi sepultada em Amarna”, disse o arqueólogo Barry Kemp da University of Cambridge e diretor do Amarna Project. “Ou ao menos nada encontrado na tumba sugere que lá tenha abrigado algum equipamento funerário para ela”, acrescentou Kemp. “Ela poderia ter sido sepultada em Tebas ou na agora totalmente saqueada necrópole de Gurob; ou ela pode ter sido levada de volta para a sua cidade natal Akhmim e sepultada em seu cemitério ancestral. Talvez nunca saberemos”.
Traduzido de Nefertiti, Great Royal Wife and Queen of Egypt. Disponível em < http://www.archaeology.org/issues/95-1307/features/lost-tombs/1087-nefertiti-queen-egypt-amarna-26 >. Acesso em 15 de agosto de 2013.