Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

Graduandos em Arqueologia da UFPI realizam estágio no Complexo Arqueológico de Pachacamac, no Perú

Escrito por Amanda Lopes, aluna de graduação em arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o texto a seguir é um breve comentário sobre o estágio realizado por alguns estudantes de arqueologia da UFPI junto a equipe do Museo de Sítio de Pachacamac.

——————————

O Santuário arqueológico de Pachacamac está localizado na costa central do Perú, aproximadamente 45 minutos de Miraflores, um bairro populoso e turístico da cidade de Lima, capital do país. Foi o mais importante centro religioso da costa central do Perú, e seus devotos se espalhavam por todo o território andino. Além da população local, peregrinos de vários locais e hierarquias, através de longas viagens e sinuosos caminhos chegavam ao santuário para entregar suas oferendas ao ídolo, fazer pedidos e previsões, e participar das fartas e grandes cerimônias.

Pachacamac foi um sitio arqueológico Pré-Incaico, tendo os Incas chegado e dominado o sítio somente 70 anos antes dos espanhóis. O complexo arqueológico hoje, compreende uma estrutura de quase 500 hectares e uma presença ocupacional que compreende desde o ano 200 d.C. até 1.533 d.C., ano da chegada dos espanhóis a região.

 Sem título

Plano da zona arqueológica de Pachacamac.

Em Maio de 2013, soubemos da oportunidade de cursar a disciplina de Estágio Obrigatório (cursada no 7º período) no Perú, na zona arqueológica de Pachacamac. E em 22 de junho, eu, Amanda Lopes e mais quatro colegas: Isadora Melo, Cecília Lima, Árlon Facynek e Angélica Abreu, do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da Universidade Federal do Piauí, partimos para o estágio.

Sem título

Da esquerda para a direita: Árlon, Cecília, Amanda, Angélica e Isadora.

Logo de início um “choque”, a imensidão dos sítios arqueológicos! Nós, acostumados com sítios pré-históricos, com gravuras e pinturas, líticos e cerâmicas simples, nos deparamos com imponentes monumentos construídos em uma área imensa, cerâmicas tão bem entalhadas e pintadas, tecidos de estampas e cores das mais variadas, objetos de metais – ouro, cobre, prata – de extraordinária beleza. A partir dai, percebemos como nossa experiência seria incrível. E acreditem, foi!

Durante esse 45 dias, realizamos atividades das mais variadas. Participamos dos trabalhos de escavações, registro gráfico e fotográfico durante as escavações e dos parâmetros expostos, apoio no inventário, catalogação e tombamento dos materiais arqueológicos recuperados durante as escavações e trabalhos de conservação das grandes edificações. E com mais dois estagiários de fora do Perú, Elizabeth, da Alemanha, e Jaime, da Espanha.

Sem título

 

Além das grandes experiências e aprendizado em campo, tivemos a sorte de passar por 2 feriados nacionais prolongados, conhecendo assim as cidades de Chavín de Huantar e Cusco, aproveitando e passando por Machu Picchu.

Sem título

Acredito que nos 4 anos de universidade, apenas com disciplinas teóricas, não temos uma formação plena. Ao estagiar, levamos nossos conhecimentos ao mundo real, e com esta experiência, aumentamos nossos conhecimentos e ampliamos nossos horizontes. O estágio no Peru nos abriu várias portas, além de trabalharmos com algo que não veríamos em lugar algum no Brasil.

Aproveitem e conheçam outros lugares, sendo aqui, ou fora do Brasil, mas todos precisam passar pela experiência de conhecer e fazer algo diferente daquilo que estamos acostumados. Ao trabalhar lá, percebi que o Museu de Sítio de Pachacamac está de portas abertas para quem quiser conhece-lo e ser voluntário nos trabalhos.

Um abraço especial a quem estava do nosso lado por la, que além de professores, foram amigos, Jorge, Betsa e Kat.

——–

Para sabe mais sobre Pachacamac: http://www.arqueologiadelperu.com.ar/pch.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19/08/2013 por em Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: