Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

A mais antiga produção de instrumentos ósseos está relacionada aos Neandertais na Europa

Um dia em 2011, a estudante de graduação Naomi Martisius foi a triagem a procura de pequenos vestígios ósseos na University of California, Davis, no laboratório de paleoantropologia, quando ela se deparou com uma peça peculiar.

O Lissoir mais completo de Abri Peyrony mostra o esboço de uma costela de veado moderno sobrepostos para comparação. À direita estão dois close-ups do instrumento mostrando o arredondamento e polimento relacionado ao uso.

O fragmento de osso, proveniente de um sítio arqueológico francês, acabou por ser uma parte de um antigo instrumento de osso especializado usado por Neandertais antes que os primeiros seres humanos modernos surgissem na Europa .

Na época, eu não tinha idéia sobre o impacto da minha descoberta“, disse Martisius, que está agora buscando seu doutorado em antropologia na UC Davis.

A oportunidade de Martisius foi o resultado de uma década de escavações e pesquisas realizadas por duas equipes internacionais. Seus resultados foram publicados na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências , em agosto.

Anteriormente, esses tipos de ferramentas de ossos só têm sido associados com os humanos modernos“, disse Teresa E. Steele , professora associada de antropologia da Universidade da Califórnia Davis, que também é co -autora do artigo e orientadora de Martisius na UC Davis e em escavações arqueológicas em França.

No entanto, nossa identificação dessas peças em contextos seguramente neandertais deixa em aberto a possibilidade de que nós encontramos, pela primeira vez, evidências de que os neandertais podem ter influenciado a tecnologia dos humanos modernos“, disse ela .

Três ferramentas de osso (lissoirs) foram recentemente descobertos na escavação do sítio Neandertal em Abri Peyrony, França.

Usado para amaciar peles resistentes de animais, as ferramentas foram feitas cerca de 50 mil anos atrás por neandertais, não apenas os seres humanos que vieram depois deles, como os pesquisadores já haviam teorizado. As ferramentas especializadas são usadas ainda hoje, de forma similar, para amaciar e refinar couro feitos em bolsas de alta qualidade e jaquetas.

Os instrumentos de ossos foram encontradas em depósitos que contêm instrumentos de pedra típicos neandertais e os ossos de animais caçados, incluindo as renas , veados e bisões . Três das quatro peças vieram do sítio de Abri Peyrony, França . Os ossos de animais foram enviados para UC Davis para análise no laboratório de Steele, onde Martisius trabalhou com ela para estudar o material.

Agora, em seu segundo ano de estudos de doutoramento na UC Davis, Martisius vai continuar a sua investigação dessas peças. Ela, Steele e seus colegas vão usar os recursos disponíveis na UC Davis para realizar estudos experimentais para a fabricação  e uso de instrumentos em osso novos, similares aos achados arqueológicos.

Usando técnicas de imagem sofisticadas, Martisius examinará as peças feitas pelos neandertais, comparando-os com os primeiro feitos pelos primeiros humanos modernos na Europa e os que ela fabrica na UC Davis. Ela disse que também vai analisar ossos de animais provenientes de locais próximos para ver se ela pode identificar peças adicionais feitas por neandertais.

As ferramentas descritas em seu trabalho atual foram recuperados em sítios arqueológicos no interior da França que tinham sido explorados por mais de 100 anos, mas apenas as técnicas arqueológicas modernas permitiram aos pesquisadores reconhecerem esses pedaços menores agora identificados como fragmentos de instrumentos sofisticados, disse Steele.

Acesso ao artigo no PNAS:

http://www.pnas.org/content/110/35/14186.full

Fonte: PHYS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/09/2013 por em Artigos, Reportagens.
%d blogueiros gostam disto: