Em setembro de 2008, arqueólogos subaquáticos descobriram um objeto de madeira pontiagudo no Rio Ljubljanica, na Eslovênia.
Trata-se de uma ponta de projétil confeccionada sobre osso datada do Paleolítico. Duas amostras de madeira foram datadas pelo método AMS. A primeira amostra deu uma idade de mais de 43.970 anos, enquanto a segunda medição deu 38.490 ± 330 BP.
As pontas de madeira eram utilizada e produzidas durante o período em que os neandertais foram gradualmente se extinguindo e os primeiros humanos anatomicamente modernos estavam começando sua jornada a partir do Oriente Médio para a Europa. O sítio arqueológico Ljubljanica junta-se assim ao quatro outros sítios europeus que onde foram encontrados vestígios instrumentos produzidos em madeira datadas do Paleolítico: Clacton-on-Sea, Lehringen, Schöningen e Mannheim.
Você pode ler ou fazer o download do artigo, que foi publicado em 2011 no livro “An offprint from Submerged Prehistory”. Um dos autores, Miran Erič, compartilhou o texto e pode ser baixado diretamente da sua página no Academia.edu. Clique aqui para acessar o artigo!
Erič ainda compartilhou esta manhã uma imagem do modelo 3D feito da ponta:
Interessante pois os neandertais usavam pedra do modo 3 para fazer seus instrumentos,o que era mais frequente,parece que os sapiens que começavam a se multiplicar e se expandir na Europa faziam mais uso da madeira também!
Pedra do modo 3??? O que você quer dizer com isso? E também é complicado dizer que os Sapiens faziam mais ou menos uso de madeira, afinal, esse é um achado isolado. Talvez se osso e madeira se preservassem melhor veríamos uma variedade maior de artefatos por parte de ambos os hominídeos.