Arqueólogos subaquáticos encontram ponta de projétil de madeira datada em 45 mil anos atrás

Em setembro de 2008, arqueólogos subaquáticos descobriram um objeto de madeira pontiagudo no Rio Ljubljanica, na Eslovênia.

Local onde foi encontrada a ponta. Imagem: Gaspar, Erič e Odar (2011)

Trata-se de uma ponta de projétil confeccionada sobre osso datada do Paleolítico. Duas amostras de madeira foram datadas pelo método AMS. A primeira amostra deu uma idade de mais de 43.970 anos, enquanto a segunda  medição deu 38.490 ± 330 BP.

Fotografia das duas faces da ponta de projétil. Imagem: Gaspar, Erič e Odar (2011)

As pontas de madeira eram utilizada e produzidas durante o período em que os neandertais foram gradualmente se extinguindo e os primeiros humanos anatomicamente modernos estavam começando sua jornada a partir do Oriente Médio para a Europa. O sítio arqueológico Ljubljanica junta-se assim ao quatro outros sítios europeus que onde foram encontrados vestígios instrumentos produzidos em  madeira datadas do Paleolítico: Clacton-on-Sea, Lehringen, Schöningen e Mannheim.

A ponta de projetil desenhada a partir de diversas faces. Imagem: Gaspar, Erič e Odar (2011)

 

Você pode ler ou fazer o download do artigo, que foi publicado em 2011 no livro “An offprint from Submerged Prehistory”. Um dos autores, Miran Erič, compartilhou o texto e pode ser baixado diretamente da sua página no Academia.edu. Clique aqui para acessar o artigo!

 

Erič ainda compartilhou esta manhã uma imagem do modelo 3D feito da ponta:

 

2 comentários

  1. Interessante pois os neandertais usavam pedra do modo 3 para fazer seus instrumentos,o que era mais frequente,parece que os sapiens que começavam a se multiplicar e se expandir na Europa faziam mais uso da madeira também!

    • Pedra do modo 3??? O que você quer dizer com isso? E também é complicado dizer que os Sapiens faziam mais ou menos uso de madeira, afinal, esse é um achado isolado. Talvez se osso e madeira se preservassem melhor veríamos uma variedade maior de artefatos por parte de ambos os hominídeos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *