Arqueologia e Pré-História

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[Workshop – USP] Ciberarqueologia

O Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP/MAE) e o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI/POLI) têm o prazer em anunciar o workshop Ciberarqueologia: uso de tecnologias para a reconstrução-simulação interativa arqueológica.
O evento contará com a presença do Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo (Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas /Escola Politécnica-USP) e do Prof. Dr. Maurizio Forte (Duke University): pioneiro na área de Cyber-Archaeology.
Na ocasião, o Prof. Dr. Marcelo Zuffo apresentará os conceitos principais de Realidade Virtual e o panorama das pesquisas nessa área realizadas na USP. O Prof. Dr. Maurizio Forte irá exemplificar a teoria e metodologia da Ciberarqueologia por meio do estudo de caso do sítio Çatalhöyoük, na Turquia (http://www.catalhoyuk.com/).
O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas no endereço abaixo:
http://www.larp.mae.usp.br/simposio.html
Data: 26 de Novembro 
Local: Auditório “Prof. Francisco Romeu Landi” – Prédio da Administração da Escola Politécnica (Universidade de São Paulo)
Hora: 14h – 17h

Programação:
14h00
Apresentação do evento e participantes: Profa. Dra. Maria Isabel D’Agostino Fleming (Museu de Arqueologia e Etnologia-USP)
14h15
Palestra: Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo (Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas /Escola Politécnica-USP) Título: Pesquisa e Desenvolvimento em Realidade Virtual da USP
Resumo: Em 21 de abril de 2001, foi inaugurada na USP a Caverna Digital. Proposta e desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, a Caverna Digital foi o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo desenvolvido no Brasil. A partir disso, inúmeros projetos interdisciplinares foram desenvolvidos nestes últimos 12 anos. Pesquisas e aplicações da realidade virtual foram realizados em campos como educação, patrimônio histórico e urbanístico, energia, tráfego naval, arte e turismo. A palestra apresenta uma trajetória histórica da Caverna Digital destacando alguns projetos de impacto desenvolvidos com outras unidades da USP. Um panorama do atual estágio do estado-da-arte em tecnologia de realidade virtual e aumentada será apresentado. Finalmente alguns projetos atualmente em desenvolvimento serão apresentados. Desde 2012 a Caverna Digital faz parte do Núcleo de Apoio à Pesquisa CITI-USP (Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP).
15h – 15h15
Intervalo
15h15
Palestra Prof. Dr. Maurizio Forte (Duke University) Título: Envisioning 3D Archaeological Excavation: the case of Çatalhöyük
Resumo: The project “3D-Digging at Çatalhöyük” started in 2009-10 as on site digital experiment with the scope to record every phase of excavation in 3D using different technologies: laser scanning, computer vision and photogrammetry (image modeling). The final goal is to make the excavation process virtually reversible in a simulation environment at different levels, from laptop computers to virtual immersive systems. In the last two years the project is focused on two main documentation levels: macro scale (all the excavations in the East mound, North and South shelters) by laser scanning; micro-scale (the Neolithic house B89) by computer vision. In addition all the burials are systematically documented in 3D using image modeling techniques (Photoscan and Meshlab) and integrating all the data in GIS format (ArcGIS, QGIS). Actually, the entire archaeological excavations on the East mound are totally recorded in 3D, paperless and georeferenced in the same virtual space. The project has also introduced 3D stereo visualization systems during the archaeological fieldwork in order to interact with 3D models along the excavation period. In 2012 the introduction of tablet PCs has actually reset all the digital drawing, field notes, mapping and 2D documentation in a complete digital format compatible with GIS and databases. More recently, a multidisciplinary team of Duke University has implemented all the virtual stratigraphy of a Neolithic house (B89) for the DiVE (Digital Immersive Virtual Environment) a fully immersive system of visualization and interaction. In the DiVE it is possible to virtually dig the house by browsing layers and archaeological datasets.
16h45 – 17h
Questões e Encerramento
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Publicado em 07/11/2013 por em Eventos.
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