Arqueologia e Pré-História

Desde 2013 colaborando com a educação e informação ao grande público sobre arqueologia e pré-história em língua portuguesa. Notícias, artigos, eventos, e muito mais! (Este site NÃO possui fins lucrativos).

MAE/USP oferece 10 vagas de estágio remunerado para alunos de graduação da USP

A Comissão de Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo torna público a abertura de processo seletivo para preenchimento de 10 (dez) vagas de Estágio no MAE-USP, para atender aos projetos a serem apresentados pelos docente e servidores técnicos administrativos, conforme normas da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Para poder participar o candidato deve ser aluno da Universidade de São Paulo, e ter completado o primeiro ano do curso de graduação. Uma vez que o edital tem esta exigência, nenhum aluno de graduação em arqueologia (lamentavelmente…) poderá concorrer às vagas, pois não existe (ainda) um curso de graduação em arqueologia na USP. Apenas alunos da própria USP, advindo de outros cursos e que busquem um dia se tornar pesquisadores em arqueologia poderão participar. Infelizmente, ainda não será dessa vez que os alunos de graduação em arqueologia poderão demonstrar toda a sua capacidade e aplicar o conhecimento que já possuem da área.

De toda forma… A bolsa é de R$ 682,49, além do auxílio transporte. O projeto tem duração de um ano, e poderá ser prorrogado até 02 anos.

Os projetos e suas respectivas vagas disponíveis no momento são:

  • Projeto “Os desenhos Waurá na Coleção Vera Penteado Coelho” sob supervisão de Francisca Aida Barboza Figols – 2 vagas. Objetivo: Realizar ações de salvaguarda da Coleção Vera Penteado Coelho, com ênfase na coleção de desenhos indígenas coletados pela etnóloga durante pesquisas de campo realizadas entre 1978 e 1980 junto aos Waurá do Parque Indígena do Xingu.
  • Projeto “Memória do Ensino em Museologia na Universidade de São Paulo” sob supervisão da Profª. Drª. Maria Cristina Oliveira Bruno– 1 vaga. Objetivo: O projeto corresponde à elaboração de narrativas documentais vinculadas à construção da memória da Museologia Paulista, especialmente no que se refere aos vetores constitutivos do escopo da formação profissional desenvolvida no âmbito da Universidade de São Paulo, com vistas à compreensão sobre as reciprocidades com os princípios teórico-metodológicos discutidos em outros centros acadêmicos.
  • Projeto “Curadoria e Análise do Material Litico do Sítio Teotônio” sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Góes Neves – 1 vaga. Objetivo: Trabalhar com vestígios líticos e cerâmicos, que respectivamente somam um total (aproximado) de 5 mil fragmentos cerâmicos e 7 mil peças líticas, lascados e polidos. As atividades consistem em: lavagem do material lítico e cerâmico; triagem e numeração do material lítico e cerâmico; análise do material; desenho e fotografia das peças e processamento de dados em bancos Access. Além das atividades práticas será passada uma bibliografia semanal que será lida pelo estagiário e que será debatida com o supervisor do estágio, para que o estagiário tenha contato com os vestígios recuperados em sítios amazônicos de forma bem ampla, com diferentes possibilidades para seu prosseguimento acadêmico.
  • Projeto “Avaliação e Controle do Registro Visual das coleções de Etnologia Africana do MAE-USP” sob supervisão da Profª. Drª. Marta Heloisa Leuba Salum – 1 vaga. Objetivo: Revisar as bases de dados e imagens das coleções de Etnologia Africana do MAE-USP (entre eles bases de dados Access), inventariando imagens sobre o acervo do MAE-USP em todos os meios disponíveis (base de dados institucionais, relatórios científicos e publicações específicas, matérias em sites da internet), organizando de forma articulada os acervos artefatual e documental e preparando dados relacionados para o desenvolvimento de produtos de divulgação científica.
  • Projeto “Arqueologia e Paisagem: cidades mediterrânicas da Antiguidade Clássica” sob supervisão da Profª. Drª. Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos – 1 vaga. Objetivo: Trabalhar no LABECA (Laboratório de estudos sobre a cidade antiga – www.labeca.mae.usp.br). As atividades serão organizadas ao redor da alimentação sistemática dos bancos de dados, imagens e termos do laboratório. São imagens de sítios arqueológicos de cidades gregas, púnicas e indígenas do Mediterrâneo na Antiguidade Arcaica e Clássica. Estas imagens compõem a base de dados das pesquisas desenvolvidas no laboratório (acesso aos projetos e às linhas de pesquisa desenvolvidos podem ser acessados no site do LABECA). Neste sentido, a principal atividade será o início de um trabalho de descrição de cerca de 5000 mil imagens de cidades antigas como Pérgamo, Mileto, Priene, Olímpia, Bassae, Thorikos, Atenas, entre outras.
  • Projeto “Coleções de Arqueologia Brasileira do MAE: inventário e acondicionamento” sob supervisão da Profª. Drª. Marisa Coutinho Afonso – 1 vaga. Objetivo: Desenvolver atividades de organização e gerenciamento do acervo arqueológico pré-histórico brasileiro do MAE-USP. Organizar as coleções arqueológicas líticas e cerâmicas “esparsas” provenientes das diversas instituições que compuseram o MAE-USP; organizar e gerenciar a documentação (escrita, fotográfica, cartográfica, etc) associadas a estas coleções “esparsas”; acondicionar as coleções “esparsas” nas Reservas Técnicas do MAE; rever os objetos e as documentações associadas às coleções (líticas, cerâmicas e osteodontomalacológicas); verificar as condições de organização e acondicionamento destas coleções.
  • Projeto “Documentação das coleções de Arqueologia Brasileira do MAE: inventário e acondicionamento” sob supervisão da Profª. Drª. Marisa Coutinho Afonso – 1 vaga. Objetivo: Desenvolver atividades de organização e gerenciamento da documentação primária do acervo arqueológico pré-histórico brasileiro do MAE-USP. Organizar e gerenciar a documentação (escrita, fotográfica, cartográfica, etc) associadas a estas coleções arqueológicas brasileiras; acondicionar as documentações primárias.
  • Projeto “Resgatando Potenciais: Curadoria e gerenciamento da coleção de remanescentes humanos e documentos primários relacionados do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo” sob supervisão da Profª. Drª. Veronica Wesolowski de Aguiar e Santos – 1 vaga. Objetivo: Estimular e capacitar estudantes para atuarem na área de Bioarqueologia, com ênfase nos procedimentos de salvaguarda museológica de coleções osteológicas humanas de origem arqueológica. Proceder à cura e ao inventário dos esqueletos humanos do acervo do MAE; proporcionar ao estagiário a oportunidade para desenvolver competências necessárias à curadoria de remanescentes humanos; proporcionar ao estagiário treinamento em osteologia humana, anatomia esquelética e paleopatologia; estabelecer procedimentos padronizados de tratamento e de depósito deste tipo de material, gerando protocolos a serem incorporados na rotinas dos laboratórios do museu.
  • Projeto “Digitalização da documentação textual primária (inventário de peças e cadernos de campo) do projeto Pré- História e Paleoambiente na Bacia do Paraná” sob supervisão da Profª. Drª. Veronica Wesolowski de Aguiar e Santos – 1 vaga. Objetivo: Estimular e capacitar estudantes para atuarem na área de Documentação Museológica e Arqueologia, sobretudo em procedimentos de salvaguarda museológica de coleções documentais relacionadas à pesquisa de campo em Arqueologia. Proceder à transcrição das informações de inventário das peças coletadas durante os anos de pesquisa do projeto “Pré-História e Paleoambiente na Bacia do Paraná”, com ênfase nos sítios de Ferraz Egreja e Santa Elina; digitalizar os cadernos de campo e cadernos de inventário de peças produzidas durante os anos de pesquisa do projeto “Pré-História e Paleoambiente na Bacia do Paraná”, com ênfase nos sítios de Ferraz Egreja e Santa Elina; subsidiar o trabalho de inventário geral do acervo do MAE.

Para ver os projetos na íntegra, acesse:
http://www.mae.usp.br/editais/estagios/

Para conferir o edital completo, acesse este link:
http://www.mae.usp.br/wp-content/uploads/2014/02/Edital-de-Estagio-Remunerado-MAE.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 21/02/2014 por em Editais / Concursos.

Siga-nos no Facebook, e acesse mais conteúdo

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: